Motoristas com TAGs podem ter desconto de até 93,6% no pedágio da BR-364 em Rondônia
Os motoristas que trafegarem a partir do início do ano que vem pela BR-364 em Rondônia poderão obter uma redução de até 93,6% nas tarifas do pedágio eletrônico (free flow) ao longo dos 720 quilômetros sob concessão que ligam os municípios de Vilhena a Porto Velho. O benefício é garantido pelo Desconto de Usuário Frequente (DUF), mecanismo que reduz progressivamente o valor da tarifa para veículos de leves — automóveis, caminhonetes e furgões — que utilizam TAGs e trafegam frequentemente pelo mesmo pórtico e sentido dentro do mesmo mês.
Além do benefício progressivo para usuários frequentes, os motoristas de veículos de todas as categorias que utilizam TAGs têm direito ao Desconto de Baixa Tarifa (DBT). Este desconto fixo de 5% é válido para todas as categorias de veículos, incluindo pesados, e é aplicado automaticamente em cada passagem em um dos sete pórticos de cobrança automática distribuídos ao longo dos 720 quilômetros da concessão, que liga Vilhena a Porto Velho.
Como funcionam os descontos do DUF e do DBT
Os descontos com o uso das TAGs têm início logo na primeira passagem dos veículos pelos pórticos do pedágio eletrônico. Os veículos de qualquer categoria garantem a cada passagem por um dos pórticos uma redução imediata de 5% sobre a tarifa, referente ao DBT. O benefício do DUF começa a vigorar efetivamente a partir da segunda viagem realizada pelo mesmo veículo da categoria leve, na mesma praça de pedágio e no mesmo sentido de fluxo, dentro de um mesmo mês de calendário. A cada nova passagem, a tarifa sofre uma redução percentual progressiva, tornando o custo da viagem cada vez menor à medida que a frequência aumenta.