Após R$ 360 milhões em investimentos, ANTT autoriza início do pedágio eletrônico na BR-364 em Rondônia
Após realizar vistorias técnicas e comprovar o investimento de R$ 360 milhões por parte da concessionária Nova 364, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da operação do sistema de pedágio eletrônico (free flow) no trecho de 720 quilômetros da rodovia, que liga Porto Velho a Vilhena. A cobrança nas sete praças teve início em 12 de janeiro.
O sistema de pedágio eletrônico substitui as cancelas tradicionais por pórticos com sensores, permitindo que os motoristas sigam viagem sem reduzir a velocidade – evitando engarrafamentos, gasto desnecessário de combustível e gerando menos poluição. Os motoristas vão contar com 14 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), que operam 24 horas por dia com ambulâncias e guinchos.
Desde que assumiu a concessão, a Nova 364 já recuperou pontes e viadutos, instalou 3.856 novas placas de trânsito e 6 mil metros de defensas metálicas (guard-rails). Além disso, a Nova 364 também anunciou para 2026 a antecipação da instalação de rede móvel 4G ao longo do trecho concedido.