RAM Dakota faz sua estreia no mercado brasileiro com as versões Warlock e Laramie
Após ser apresentada para o público durante o Salão do Automóvel de 2025, a nova Ram Dakota é lançada oficialmente no mercado brasileiro. A primeira picape média da marca desde sua independência em 2009 é oferecida em duas versões: Warlock, com visual e características mais voltadas para o off-road; e Laramie, que traz os cromados que já são tradicionais em uma Ram.
“A pergunta que mais escutávamos de nossos clientes era quando teríamos uma picape média em nossa gama. Com a chegada da nova Ram Dakota, entramos em um segmento muito disputado com um produto extremamente competitivo, capaz e bem equipado. Nossa família aumentou e agora temos uma linha de modelos para as mais variadas situações e necessidades, mas sempre com as características que uma Ram deve ter”, reforça Juliano Machado, head da Ram para a América do Sul.
A nova Ram Dakota tem sob o capô o 2.2 turbodiesel, de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, que atua em conjunto com um câmbio automático de oito marchas para oferecer conforto e excelente desempenho em todas as faixas de rotação.
Com esse conjunto, a nova Ram Dakota reboca até 3.500 kg e carregar 1.020 kg, com a caçamba comportando 1.210 litros. O compartimento de carga é revestido, possui iluminação interna e na terceira luz de freio de LED, além de ganchos de carga e capota marítima. A tampa traseira é amortecida e possui trava elétrica.
O sistema de tração é 4×4 Auto, que conecta automaticamente o eixo dianteiro de acordo com as condições de aderência, além dos modos 4×4 com reduzida e 4×2. A escolha das opções de tração é feita através de um botão giratório localizado no console central, próximo ao seletor do câmbio, que é do tipo joystick e possui o recurso de retorno automático para a posição P (Park) caso a Ram Dakota seja desligada no modo Drive.
Para garantir capacidade máxima em situações fora de estrada, a nova Ram Dakota ainda possui bloqueio mecânico do diferencial traseiro, acionado por um botão no console central, e quatro modos de condução: Normal, Sport, Snow (neve) e Sand/Mud (areia/lama), também selecionados através de um comando acima do seletor de tração. A direção tem assistência elétrica e possui três níveis de peso (Leve, Normal e Firme), que podem ser alterados conforme preferência do condutor.