• Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie
  • Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie

Indústria sofrendo!

  • 31 de julho de 2026
  • por Ivo Mattos
Vendas de pneus de passeio e carga nacionais caem 6,8% com avanço dos importados

As vendas de pneus fabricados no Brasil fecharam o primeiro semestre em queda, em um cenário de avanço da concorrência de importados. Dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) mostram que as vendas de pneus de passeio, comerciais leves e de carga produzidos no país recuaram 6,8% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No total, as fabricantes nacionais comercializaram 17,8 milhões de pneus nos primeiros seis meses de 2026, ante 19,1 milhões no mesmo período do ano passado. No mesmo intervalo, as importações cresceram 81,2%.

“Há um claro desequilíbrio no mercado brasileiro de pneus. O avanço das importações ameaça empregos, investimentos e a própria sustentabilidade da indústria instalada no país”, afirma Rodrigo Navarro, presidente da ANIP.

O avanço das importações foi especialmente expressivo no segmento de pneus de carga. Entre janeiro e junho, as importações dessa categoria cresceram 157,9%. Os produtos importados já representam 73% do mercado de reposição de pneus de carga, enquanto a participação nacional caiu para 27%.

“Os pneus importados muitas vezes entram no país com preços artificialmente baixos e, considerando o volume total reportado pelo IBAMA, os importadores não cumprem as exigências ambientais relacionadas ao recolhimento e à destinação de pneus inservíveis”, afirma Navarro. Segundo dados do IBAMA citados pela ANIP, os importadores acumulam mais de 500 mil toneladas de pneus que deixaram de ser recolhidos nos últimos 14 anos.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

ir para notícia

Novidades das boas!

  • 12 de agosto de 2026
Allison leva inovação, tecnologia e novos veículos para a LAT.BUS
ir para notícia

Olho na infra!

  • 12 de agosto de 2026
Electreon debate sobre a infraestrutura como próxima etapa da eletrificação do transporte coletivo
ir para notícia

Investindo e estreando!

  • 12 de agosto de 2026
Apolo investe R$ 65 milhões em expansão na planta e faz sua estreia na Lat.Bus 2026

Testamos

Uma bela renovada!

Renovada que a Fiat deu no Cronos deu um belo fôlego para o sedã, que ficou mais estiloso no design sem perder suas boas características para o dia a dia
  • Ver notícia

Medida exata!

Citroen Basalt Shine é simples mas funcional. SUV Cupê da montadora francesa não vai empolgar mas também não decepciona pelo custo x benefício
  • Ver notícia

Sua plataforma multimídia sobre caminhões, ônibus, vans e picapes

Cadastre-se em nossa newsletter e fique informado!