BR-158/GO terá duplicação!
Capital nacional do milho terá rodovia federal duplicada e nova infraestrutura aeroportuária

Investimentos do Governo Federal na infraestrutura de transportes vão impulsionar o crescimento econômico do sudoeste goiano, importante região para o país e para o agronegócio. Nesta segunda-feira (18), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, vistoriou as obras do aeroporto da cidade de Jataí, a capital nacional do milho, os prolongamentos da ponte do contorno da cidade e a duplicação da BR-158/GO.

A licitação para contratação da obra de construção do novo aeroporto regional já está autorizada. Os R$ 46,5 milhões serão repassados pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), com execução da prefeitura de Jataí. A expectativa é que os trabalhos comecem em 60 dias, e a entrega de todo o empreendimento para 2023.

“O aeroporto é estratégico para essa região, que tem um número de aeronaves significativo operando em aeroportos privados”, disse Sampaio em visita ao local.  Está prevista na licitação a construção do sistema de pista de pouso e decolagem e taxiamento, pátio de aeronaves, vias de serviço, drenagem, cerca operacional e patrimonial, áreas de segurança, via de acesso e estacionamento, auxílios à navegação aérea, dentre outras.

Escoamento da produção

O ministro também visitou um trecho da nova pista duplicada da BR-158/GO, liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na semana passada. As intervenções na rodovia vão facilitar o fluxo de caminhões de carga que passam pela região – referência nacional na produção de leite e grãos, principalmente soja e milho. “Já temos os recursos necessários para dar continuidade ao alargamento da BR-158, que vai permitir mais segurança e que o tráfego possa fluir com mais tranquilidade e eficiência”, afirmou Sampaio.

Ainda neste ano, será executada a restauração total da pista antiga do trecho duplicado, com a execução de remendos profundos e a aplicação do revestimento em tratamento superficial duplo (TSD). Em seguida, a aplicação de duas camadas de reforço com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e a sinalização horizontal na pista nova e antiga.

Pontes

As pontes sobre o Rio Claro foram a última parada da vistoria do ministro Sampaio no Contorno de Jataí. O contrato das obras é de R$ 59,10 milhões e uma das pontes será entregue até o mês de julho. As equipes do DNIT trabalham nos prolongamentos no lado esquerdo e na conclusão do balanço sucessivo da ponte da faixa direita. Em seguida serão executados os acessos e a complementação para que um trecho seja liberado.

O empreendimento irá desviar das vias urbanas o alto fluxo de veículos de carga, resultado do tráfego de longa distância. Essa ação proporcionará a diminuição do tempo de viagem dos usuários e dará mais segurança e conforto para quem mora e passa pelo local.

Com informações Minfra

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Em movimento!

Em movimento!

ANTT vai promover Workshop “Sandbox Regulatório de Pesagem em Velocidade da Via”

Só aumentando!

Só aumentando!

TruckPag soma mais de 100 mil transações de abastecimento no mês de março e visa crescimento de 90% em 2024

Viés de alta!

Viés de alta!

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste, aponta Edenred Ticket Log

+ categorias