5G e seus desafios!
Os benefícios e desafios do 5G para a gestão de frotas

O 5G é um dos avanços tecnológicos mais aguardados no Brasil. Segundo a Thales Group, empresa francesa que comercializa sistemas de informação, a taxa de dados desta tecnologia é de até 10 Gbps, ou seja, 10 vezes o potencial das redes 4G e 4.5G, além de ter latência de 1 milissegundo e banda larga mil vezes mais rápida por unidade de área.

Para os empresários do transporte rodoviário de cargas, responsável por 65% de todo o escoamento da produção brasileira, a chegada do 5G no Brasil promete revolucionar a forma como as suas empresas operam, transferem e organizam as informações de toda a cadeia de suprimentos.

Dentro dos processos logísticos, existe uma forte demanda por controle descentralizado, monitoramento, mobilidade e previsibilidade. Em outras palavras, a comunicação entre os clientes e fornecedores e até mesmo dentro da empresa precisa ser feita da forma mais assertiva e ágil possível.

Segundo o diretor operacional da Zorzin Logística, Marcel Zorzin, com a chegada do 5G, a troca desses dados dentro da empresa será imediata, fazendo com que os processos fluam de maneira eficiente. Isso também chega na gestão de frotas, em que é necessário realizar o monitoramento constante do equipamento para prevenir acidentes.

De acordo com o gestor, essa tecnologia, unida às diversas outras já implementadas nos veículos fabricados atualmente, permitirá o acompanhamento de métricas em tempo real com o caminhão em movimento. “A opção permitirá que o gestor tenha um panorama mais assertivo do que precisa ser feito para prolongar a vida útil da frota”, adiciona.

Marcel ainda comenta sobre como essa novidade contribuirá no processo. “Ela transformará a gestão de frotas em tempo real com todas as informações sobre os veículos, como ele está, quanto rende por litro, entre outras. Dessa forma, podemos montar e apurar uma checklist de forma imediata e acessível e efetuar ações precisas.”

Apesar dos benefícios, o país ainda tem que vencer alguns impasses estruturais e logísticos para usufruir 100% da capacidade dessa nova tecnologia. Segundo dados da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), o Brasil possui cerca de apenas 1% de cidades prontas para receber o 5G.

Com relação ao aspecto empresarial, Marcel destaca que os principais desafios para a adequação da tecnologia 5G serão o alto custo e o treinamento dos motoristas. “Sabemos que novas tecnologias chegam ao país com um alto custo. Além disso, será necessário treinar os nossos profissionais para que eles consigam utilizar o máximo da capacidade dessa nova tecnologia e, em consequência, o valor investido seja revertido em diferenciais para a empresa”.

Entretanto, mesmo com esses desafios, o empresário está otimista com relação à implementação do 5G em sua empresa. “Espero que possamos utilizá-lo na Zorzin Logística e que o retorno do custo-benefício seja rápido, o que eu tenho certeza de que será”, finaliza.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Viés de alta!

Viés de alta!

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste, aponta Edenred Ticket Log

Para todos!

Para todos!

Quero Passagem anuncia canal de atendimento em Libras

Menos emissões!

Menos emissões!

Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

+ categorias