Juros altos preocupa TRC!
Selic chega a 13,75% e traz desafios para os transportadores

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou o Radar CNT do Transporte – Copom/Selic Agosto/2022. O documento traz uma análise do aumento da taxa Selic de 13,25% para 13,75% ao ano, que visa reduzir a inflação. A meta foi elevada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e alcançou o maior patamar desde dezembro de 2016. Esse é o 12º aumento consecutivo desde março de 2021, período em que a taxa básica de juros era de 2,00% ao ano.

Para o transportador, essa dinâmica é preocupante porque torna o crédito mais caro e tende a reduzir a oferta de recursos para a atividade produtiva, uma vez que a rentabilidade de investimentos financeiros, como os títulos públicos, se torna relativamente mais atrativa. Soma-se a isso o fato de que a alta da Selic também afeta a decisão de investimento dos empresários e de alocação dos recursos por parte dos investidores.

Outras consequências da elevação da taxa de juros são o aumento do custo de rolagem da dívida pública e o comprometimento da capacidade de investimento do governo em infraestrutura. A elevação da taxa de juros tem sido adotada como forma de conter o processo inflacionário.

Não há consenso no mercado quanto ao fim do ciclo de aperto monetário. Tendo em vista o cenário desafiador e que, nacionalmente, ainda contará com possíveis novos complicadores advindos do período eleitoral, o relatório Focus tem revisto suas expectativas. O boletim do Banco Central aponta uma inflação de 7,15% ao final de 2022. Para 2023, o Focus aponta inflação em 5,33%, superior ao consenso registrado nas semanas anteriores.

Com informações CNT

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Viés de alta!

Viés de alta!

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste, aponta Edenred Ticket Log

Para todos!

Para todos!

Quero Passagem anuncia canal de atendimento em Libras

Menos emissões!

Menos emissões!

Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

+ categorias