A Volvo não perdeu tempo e acertou o compasso com o que acabou de apresentar na Europa há cerca de um mês e o que acaba de lançar aqui no Brasil. Trata-se somente do chassi rodoviário mais potente do mercado nacional: o B510R chega recheado de tecnologia e ajuda a aliviar o bolso do operador com economia de diesel de até 9%.
“É o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou. Reflete todo o legado de inovação da marca e, mais uma vez, estabelece um novo patamar em veículos rodoviários em nosso continente”, orgulha-se Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.
Os aprimoramentos tornaram o chassi ainda mais conectado, seguro e ambientalmente correto que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são novos e os mesmos que equipam o consagrado Volvo FH. “A maior comunalidade com a linha de caminhões da marca contribui para a introdução de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente”, observa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.
Menos emissões, mais tecnologia
O novo motor é de 13 litros, com emissões reduzidas, atendendo às normas Proconve P8/Euro 6, que vigoram a partir de 2023. Ele possui a tecnologia Common Rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os veículos trazem também a conhecida tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho, com máxima economia. “Todo o trem-de-força e sua instalação foram projetados para garantir um menor consumo de combustível e um menor número de paradas para manutenção para todo o conjunto”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.
A transmissão dos novos chassis é a renomada I-Shift, que em sua 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves. “Esse conjunto de inovações faz com que os novos chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores, dependendo da topografia e rota. Ou seja: conseguimos conciliar baixas emissões com alta economia, em benefício de nossos clientes e também de todo o planeta”, assegura Paulo Arabian.
Painel digital
As inovações chegaram também ao posto de trabalho do motorista, com um novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização dos instrumentos, dependendo das informações que desejar priorizar.
O volante de couro é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos, podendo inclusive atender o telefone pelo sistema Bluetooth sem tirar a visão da estrada.
Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e uma melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.
A nova geração de chassis rodoviários pesados Euro 6 da Volvo começa a ser entregue a partir de 2023. Serão versões 4×2, 6×2 e 8×2, nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas. Já na 6×2, é de 24,75 toneladas. Na versão 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.
0 comentários