Para melhorar logística de transporte do Estado do Espírito Santo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu continuidade aos trabalhos nas rodovias federais da região. Na BR-101/ES, as obras de implantação do Contorno do Mestre Álvaro avançaram mais de 70%; a Autarquia também deu continuidade aos serviços na BR-447/ES.
A implantação do Contorno do Mestre Álvaro contempla um trecho de 19,7 quilômetros de extensão, tem início no km 249 da BR-101/ES e termina no km 268,7. As equipes do DNIT trabalharam ao longo do ano com os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, Obras de Arte Especiais (OAE), cravação de estacas, blocos, vigas de travamento e pilares. O valor do investimento é pouco mais de 500 milhões e a previsão de conclusão é para 2023.
Quando concluído, o Contorno do Mestre Álvaro vai retirar o trânsito pesado de dentro do perímetro urbano do município de Serra, melhorando a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários, no atual trecho da BR-101/ES que corta a cidade. A obra vai reduzir os índices de acidentes de trânsito da região, única alternativa rodoviária para escoamento de cargas que tem origem e destino às regiões Sul, Nordeste e Norte do Estado.
Já a implantação do acesso ao Porto de Capuaba, na BR-447/ES, vai promover interligação de Vila Velha com a BR-101/262/ES. A obra vai retirar o tráfego pesado de caminhões das vias urbanas de Cariacica, Vila Velha e Viana com destino a retroárea portuária.
Esta obra, depois de concluída, passará a ser chave para escoamento de mercadorias que entram e saem do porto por via terrestre e reduzirá a duração das rotas, trazendo melhores condições de trafegabilidade, segurança para veículos e pedestres, além das melhorias na integração metropolitana. O valor total do contrato, para implantação do acesso ao Porto de Capuaba caracterizada por 4,33 quilômetros de pista dupla e 8,23 quilômetros de ruas laterais e ramos de interseções, é de R$ 214,3 milhões.
O Departamento também concluiu a manutenção e recuperação do pavimento em 171 quilômetros de faixa da BR-262/ES, entre os municípios de Viana e Conceição do Castelo, no trecho entre o km 20 e o km 110. Foram realizados os serviços de implantação e manutenção da sinalização horizontal, garantindo melhores condições de segurança para os usuários. As equipes atuaram com a execução de 42 quilômetros de microrrevestimento, 129 quilômetros de fresagem contínua e recomposição do pavimento asfáltico, com investimentos de R$ 35 milhões.
Na Ponte do Príncipe, localizada na BR-262/ES em Vitória, as equipes do DNIT realizam a substituição das juntas de dilatação, que são preenchidas com materiais que impedem a passagem de líquidos e detritos, para garantir mais segurança aos usuários da região. A manutenção das juntas de dilatação ocorre devido à presença de material rígido, vegetação ou material de preenchimento que tenha perdido a sua elasticidade.
Com informações Dnit
0 comentários