A alemã Dachser dará início a uma operação de transporte terrestre com dois caminhões abastecidos com combustível de hidrogênio. Essa operação terá início em 2023 em duas cidades da Alemanha e faz parte da iniciativa de zero emissões de poluentes, assim como os veículos elétricos da empresa que já estão em circulação.
O caminhão Hyundai Xcient circulará pela cidade alemã, Magdeburgo, tendo suporte de carga para até 27 toneladas e autonomia de 400km, o que significa que poderia ser utilizado em dois turnos. O caminhão de zero emissão será utilizado na distribuição regional de transporte, e também no transporte noturno em Berlim, capital da Alemanha. Já o Bluepower 1938 FCEV da Engenius atenderá entregas no centro da cidade de Hamburgo, com capacidade de até 19 toneladas e autonomia para percorrer cerca de 250km. Em adição aos caminhões, a DACHSER terá paradas para o abastecimento de hidrogênio disponível nas instalações em duas filiais da DACHSER em Berlim e Magdeburgo.
O hidrogênio é uma importante aposta de combustível para o futuro nos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, junto da adoção e do uso de veículos elétricos. Segundo estudo encomendado pela DACHSER, conduzido pela Kempten University of Applied Sciences, os caminhões movidos a hidrogênio teriam um alcance superior a 500km com a tecnologia de gás comprimido. O H2 é também o elemento químico mais comum no universo.
O Chefe do Departamento de Tendências e Pesquisas de Tecnologia da DACHSER, Andre Kranke, se diz animado com as possibilidades sustentáveis do futuro. “Com a escolha de Magdeburgo e Hamburgo, a DACHSER está entrando na era do hidrogênio nessas duas localizações. O objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento dessa pioneira tecnologia de zero emissão e conduzir o desenvolvimento de inovação aqui, junto de nossos parceiros”.
0 comentários