Cuidado com os roubos!
Roubos e furtos de cargas aumentam no fim do ano e preocupam transportadoras

Fim de ano é uma época muito complicada para empresas de transportes. Além dos prazos apertados, elas ainda se deparam com um problema sério: roubos e furtos de cargas.

“Apesar dos esforços, a cada dia são registrados aumentos frequentes da criminalidade principalmente nesse período sazonal. As indústrias descarregam no mercado um volume extraordinário de mercadorias, que induzem as transportadoras a adotarem medidas descontroladas para atenderem esta demanda”, diz Eliel Fernandes, CEO da Buonny, gerenciadora de riscos na área de transporte e logística.

Regiões mais perigosas

A região Sudeste sofre muito com roubos de cargas; São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais visados. Os estados de Goiás, Pernambuco e Bahia lideram o ranking de abordagens de roubos de cargas no Centro-oeste e no Nordeste, segundo relatório produzido pela nstech, ecossistema de empresas de tecnologia e logística, da qual a Buonny faz parte.

Além de Cargas Fracionadas e Produtos Alimentícios, como produtos mais atacados, os segmentos de Medicamentos e Vestuário também devem se preocupar, assim como eletrônicos e agrícolas.

Rodovias preocupantes

Entre as rodovias mais preocupantes está a SP 330, do marco zero de São Paulo (SP) à região de Ribeirão Preto (SP), que tem alto índice de abordagem, principalmente de produtos Eletroeletrônicos, Defensivos Agrícolas, Siderúrgicos , Alimentícios e Grãos. A BR 381, de Guarulhos (SP) a Governador Valadares (MG), também tem índices de roubos, principalmente de produtos Siderúrgicos, Peças e Autopeças, Vestuário, Pneus, Produtos Alimentícios e Eletroeletrônicos.

Os horários de abordagem e os dias da semana seguem o padrão histórico, ou seja, das 18h às 5h da manhã, com maior quantidade de ocorrências às quartas-feiras.

Como evitar?

Além de tecnologia envolvida para evitar sinistros, é fundamental que motoristas e transportadoras fiquem atentos. Para isso, a empresa, que atua na área de gerenciamento de riscos em transporte e logística, reuniu dicas importantes para dirigir e fazer entregas com segurança.

•             Realize paradas para abastecimento, refeição, banheiro e pernoite apenas nos postos autorizados;

•             Pare sempre em locais seguros, com boa iluminação e bem movimentados;

•             Nunca dê carona ou informe sobre a carga e itinerário a terceiros;

•             Realize o pernoite no horário estabelecido pelo Transportador;

•             Fique atento a movimentações estranhas durante a viagem e principalmente durante as paradas;

•             Evite sabotagem no veículo. Após uma parada, examine as partes vitais de seu caminhão;

•             Comunique imediatamente sua Central de Monitoramento sobre qualquer situação suspeita.

Em casos extremos, siga as seguintes instruções:

•             Se baterem propositalmente em seu caminhão, permaneça com as janelas fechadas, portas trancadas e dirija-se a cabine policial mais próxima;

•             Caso você seja abordado fique calmo e anuncie seus movimentos. Não faça movimentos bruscos e procure obedecer para não irritar o assaltante.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Para facilitar e economizar!

Para facilitar e economizar!

Pedágio eletrônico prevê aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas brasileiros

Super som!

Super som!

Caminhões de som estão confirmados na 9ª edição do Insane Sound

De níver!

De níver!

Consórcio Librelato comemora oito anos. Já foram mais de 12 mil cotas comercializadas, que totalizam R$ 2 bilhões em créditos

+ categorias