A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do Movimento a Voz Delas, está ampliando seu olhar para as mulheres que atuam no segmento de transporte de cargas e passa, a partir de agora, a intensificar suas ações de engajamento pela causa de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus.
O Movimento A Voz Delas foi criado em 2019 pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.
Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que, neste primeiro momento, o Movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros. “Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades”, informa o executivo. “Queremos conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho. Depois, o Movimento irá buscar soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros”.
Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, também reforçou a importância da chegada das mulheres do setor de ônibus a essa iniciativa da marca. “Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus”, comentou.
Para marcar a ampliação da atuação do movimento pela causa de igualdade de gênero, a Mercedes-Benz lança uma campanha chamada Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais, que ressalta toda a jornada que o A Voz Delas percorreu junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte desde o início até agora. “Chegamos até aqui, mas a caminhada não para. Cada um com uma jornada diferente, mas que formam partes que se completam em busca do mesmo objetivo”, destaca a executiva.
O dia Internacional da Mulher
Para celebrar o dia Internacional da Mulher, a Mercedes-Benz, por meio do Movimento a Voz Delas, promoveu um evento que reuniu 50 mulheres motoristas de caminhão e de ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo. O grupo conheceu as modernas linhas 4.0 de produção de caminhões e de chassis de ônibus, assistiram à palestras e compartilharam suas experiências profissionais.
A atração do encontro foi o Actros 2651 Estrela Delas, mais uma iniciativa desse movimento, que recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas numa pesquisa com caminhoneiras e cristais (esposas dos motoristas), realizada pela Empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas. Além de conhecer cada detalhe do Actros Estrela Delas, as visitantes puderam registrar aquele momento com fotos junto a um tótem temático.
Durante o encontro, o Consórcio Mercedes-Benz apresentou detalhes de uma condição especial para mulheres do transporte que estará disponível durante todo o mês de março. Já o Banco Mercedes-Benz ofereceu um seguro específico para que as mulheres protejam seu patrimônio. Essas promoções estão sendo divulgadas nas redes sociais da Mercedes-Benz, do Banco e do Consórcio.
0 comentários