Com a entrega e liberação para os usuários de duas Obras de Arte Especiais (OAEs), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garante mais segurança a motoristas, ciclistas e pedestres em Santa Catarina. No Alto Vale do Itajaí está em operação o viaduto localizado no km 174 da BR-470/SC, na passagem urbana da rodovia por Pouso Redondo. Em Lages, a comunidade já pode ir de um lado ao outro da BR-282/SC com mais segurança com a implantação de uma passarela de pedestres.
O viaduto em dois níveis ao segregar o tráfego local daquele de longas distâncias pela BR-470/SC passa a oferecer além de segurança aos usuários um trânsito mais dinâmico. A passagem superior é destinada ao fluxo do tronco da rodovia e a passagem inferior serve como retorno e acesso aos bairros e localidades da cidade.
A estrutura foi erguida com sustentação em muros de gabiões (muros de pedras) e na parte central o DNIT executou uma armadura em concreto armado. A passagem superior conta com pista para ambos os sentidos, acostamento e barreiras de proteção. O viaduto e o entorno também receberam serviços de pavimentação em asfalto e sinalização viária, construção de meio-fio, calçadas, sarjetas, equipamentos de drenagem e outras melhorias.
O investimento do Governo Federal foi de aproximadamente R$ 10 milhões e beneficiará os mais de 13 mil motoristas que passam pelo Alto Vale do Itajaí todos os dias, além dos moradores da região.
Para o segundo semestre de 2023, o DNIT seguirá com obras no local, com a execução de vias marginais e demais intervenções no segmento para melhorar a trafegabilidade na passagem urbana do município.
0 comentários