Notícias do Dia

A vez delas também!

0

No mês dos motoristas, entidade do transporte discute crescimento de mulheres nas estradas

Por meio do Vez & Voz – Mulheres no TRC, iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) que tem como intuito valorizar a presença feminina no transporte rodoviário de cargas (TRC) e fomentar seu crescimento dentro do próprio setor, a entidade mostrou um pouco da rotina e vida das mulheres motoristas nas estradas durante a live “A Estrada é delas!”.

Comemorado no dia 25 de junho, o Dia do Motorista tem como objetivo homenagear os profissionais desta ocupação. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de mulheres motoristas profissionais cresceu 2,25% nos últimos dois anos. Através da mediação de Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e participação de Mariza Freitas, motorista carreteira na IC Transportes; Fabilene Batista, motorista carreteira na Fadel Transportes e Sonia Almeida, motorista de coleta e entrega na TSA Cargo, o encontro do Vez & Voz ressaltou pontos importantes sobre o aumento da presença feminina na ocupação de motorista profissional.

“A estrada também é delas, com certeza! A cada dia mais as mulheres estão presentes como condutoras em todas as categorias profissionais, enfrentando todos os desafios que as estradas podem proporcionar”, aponta Jarrouge. Freitas conta que o cenário atual é promissor para as mulheres no TRC: ” as empresas estão abrindo mais as portas e cada dia que passa, tem mais motoristas no setor, o que para mim é um privilégio”.

Batista destaca que a profissão exige muita responsabilidade e dedicação. “Não tem nada que a gente não consiga, se tivermos vontade, a gente consegue!”, enfatiza a motorista. Com mais tempo de profissão, foi por acaso que Almeida ingressou na profissão. “Eu não sabia que eu tinha essa paixão e hoje, não dá pra deixar. É muito bom!”, aponta.

O evento também ressaltou a importância em promover melhorias na infraestrutura, a fim de oferecer mais condições às mulheres que ocupam o cargo de motoristas profissionais. Jarrouge também reforçou que uma das pretensões do Vez & Voz é melhorar a infraestrutura nas estradas e nas transportadoras para as mulheres motoristas, buscando soluções e tratativas juntos aos órgãos governamentais e empresas privadas.

Com informações Setcesp

Marcopolo vai “pra oto patamar” com a Geração 8!

Previous article

Vai um XF aí?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *