Reportagens Especiais

Crescimento sim! Mas nuvens carregadas à vista!

0

Mercado de caminhões continua crescimento mas teme próximos meses com a falta de componentes e velocidade da vacinação

Um sopro de alívio, mas que a partir de agora requer “muita calma nessa hora”. Os números de produção e licenciamento de caminhões estão crescendo. Contudo, não é hora para descuido. A Anfavea divulgou o balanço do setor e segundo a entidade, de janeiro a março as montadoras produziram 33.082 caminhões, um bom aumento de 33,9% sobre o mesmo período do ano passado.

Dentro deste ano, em março foram produzidas 12.5 mil unidades ante 11.8 mil, um crescimento de 5.7%. Se pegarmos o mês de março passado com março de 2020 fica ainda melhor: crescimento de 48.4%. Ufa, ainda bem.

Em relação aos licenciamentos, números também estão deixando todos aliviados. Foram 10.8 mil veículos licenciados em março agora contra 6.4 mil em março de 2020, ou aumento de 67%. Dentro deste ano, março agora superou fevereiro passado em 38.3%. Ou seja, tudo caminhando bem.

Verdade que o setor ainda não foi pego pela falta de componentes, principalmente os eletrônicos. A cadeia está sofrendo, tanto que há poucos dias viu-se várias montadoras parando a produção pela falta deles e claro, um cuidado ainda maior com a pandemia que parece não dar moleza.

“sem duvida a pandemia atrapalha e muito e somente a vacinação vai melhorar isso, principalmente no médio prazo, a depender da velocidade da vacinação”, coloca Luiz Carlos Moraes, presidente da associação. Em relação a falta de componentes, o executivo crava que “é um problema global e que todos estão sofrendo. Não temos controle e a situação pode perdurar ao longo do ano”.

Vacina no privado também!

Previous article

Anunciou, vendeu na hora!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *