Notícias do Dia

Digitalizooouu!

0

Transformação digital na logística: um caminho sem volta

Digitalização é a palavra de ordem da atualidade. Há algum tempo, discute-se o avanço da tecnologia na indústria e nos mais distintos setores econômicos globais, assim como os benefícios que as inovações tendem a trazer para eles e para seus respectivos consumidores ao redor do mundo. Mas, ao contrário de tudo o que já foi visto até hoje, nunca na história houve um avanço tão significativo em termos de tecnologia em tão pouco tempo, inclusive na cadeia de suprimentos dos setores varejista e de e-commerce .

É o que acreditam especialistas e executivos destes segmentos que participaram do novo webinar sobre “Digitalização da Cadeia de Suprimentos”, nesta quinta-feira (18) – promovido pela Associação Brasileira de Logística (Abralog) e pela Informa Markets, organizadora da Intermodal South America – com o objetivo de debater os maiores desafios e oportunidades gerados por este processo nestes mercados. Para eles, a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital da cadeia de suprimentos global de uma forma avassaladora.

“Na minha opinião, o processo de digitalização não começou agora, pelo contrário, ele vem ocorrendo há décadas. No entanto, antes as pessoas e empresas poderiam optar por serem digitais ou não. Agora não, com a pandemia ninguém teve escolha: ou se adequava ou ficava para trás. Não apenas na relação com grandes empresas, mas com pequenos e médios empresários também. É como diz a clássica frase de Platão: ‘A necessidade é a mãe da inovação’. Quem não se adaptou está sofrendo muito mais do que os outros, pois o processo de aceleração da transformação digital foi brutal”, disse o cofundador da Associate Dean Business Administration Professional Masters do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Silvio Laban.

Quem também participou do encontro foi o diretor de supply chain do Carrefour, Marcelo Lopes. Para ele, a velocidade com que a digitalização ocorreu na cadeia de suprimentos foi tão grande que a sensação é que se está vivendo três anos em apenas três meses. “De fato, a digitalização vem ocorrendo há muito tempo, mas com a pandemia isso se intensificou e se tornou obrigatório. As empresas que não se adaptarem, fatalmente, irão morrer. E, se olharmos para trás, para outros momentos históricos, como a greve dos caminhoneiros, por exemplo, veremos que nada trouxe tanta correria para se obter soluções digitais e uma busca tão intensa por itens básicos para a população como essa crise de coronavírus. Os consumidores que já adquiram os produtos de forma online passaram a fazê-lo ainda mais e os que não, passaram a comprar também por conta da necessidade”, afirmou.

E voltou a subir

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *