Discussão mais que necessária!
Conferência de Tarifas discute a defasagem do frete e a política de preços para o transporte de cargas

A 12ª edição da Conferência de Tarifas foi realizada na manhã do ultimo dia 16 de agosto, na sede do SETCESP. Cerca de 180 pessoas, entre empresários, especialistas e executivos do setor de transporte, compareceram ao evento que também abordou os assuntos discutidos no CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado).

Na abertura do evento, o presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, Adriano Depentor, o vice-presidente da FETCESP e presidente do SINDICAMP, José Alberto Panzan, e o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelúcio, discorreram sobre a importância da Conferência.

“Um dia de grandes palestras, que são os assuntos e as dores que afligem o nosso setor. Tivemos o CONET e vamos divulgar os resultados para que possamos reforçar a necessidade de se aplicar o reajuste dos fretes, uma vez que os custos das transportadoras foram muito impactados pelo diesel e a folha de pagamentos.”, apontou Adriano.

José Alberto Panzan, que na ocasião estava representando o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, parabenizou o evento: “Quero parabenizar o SETCESP por mais esse evento. Acredito que nós, transportadores, temos que nos reinventar. Precisamos valorizar o maior bem que temos, o capital humano”, complementou.

“Adriano está mostrando o por que foi eleito o presidente do SETCESP. Quero agradecê-lo pois a entidade sempre divulga os dados em seguida a realização do CONET, mostrando todos os aumentos para que possamos utilizar os estudos técnicos”, completou o presidente da NTC.

Pesquisa de Mercado do TRC e a Defasagem dos Fretes

Iniciando as palestras, Lauro Valdivia, engenheiro de transporte e assessor técnico da NTC&Logística, fez observações importantes em relação à visão do setor quanto aos custos na atualidade. “O setor tem um problema crítico que é não ter grandes barreiras de entrada, fazendo com que os aventureiros estejam nesse mercado, prejudicando a equalização das tarifas das empresas.”, apontou.

Valdivia também informou os números da pesquisa da NTC de 2022, que mostra a variação dos insumos, de 2021 até julho de 2022, onde os combustíveis apresentaram uma crescente de 104%, antes das duas últimas reduções anunciadas pela Petrobras. Já o diesel, apresentou 68,8% de aumento em 12 meses, sendo que apenas 11% dos transportadores conseguiram repassar totalmente o aumento do preço para seus contratos, enquanto 74,5% repassaram parcialmente.

Lauro também exibiu em sua pesquisa o desempenho das empresas no primeiro semestre, o custo de serviço do transporte, o comportamento do frete, lucro e riscos.

Na sequência, a economista do IPTC, Raquel Serini, apresentou brevemente os serviços do instituto de pesquisas, com o Painel do Diesel, ferramenta de consulta rápida das evoluções nos preços dos combustíveis. “Já atendemos mais de duas mil empresas que vêm até o SETCESP buscar essas informações. Ajudamos com o máximo que podemos para que o transportador possa buscar as melhores alternativas frente ao mercado”, apontou.

O Cenário Internacional da Distribuição de Combustíveis e a Política de Preços

A coordenadora tática de preços da Raízen, Luiza Arruda, discorreu sobre o supply chain, suas aplicações no mercado, complexidades, mudanças e habilidades, além de fornecer um amplo panorama sobre a política de preços, seu cenário atual e a linha do tempo das ações da Petrobras.

“Só temos uma certeza: é um mercado volátil, incerto e que responde de forma rápida para as notícias econômicas. Isso impacta muito o setor, visto que, daqui pra frente, iremos trabalhar em meio a uma volatilidade muito maior do que 20 anos atrás, por exemplo. Portanto, como podemos nos adequar a esses cenários de novas mudanças de forma mais assertiva? Com uma leitura ágil de mercado, com inteligência e flexibilidade na adaptação aos cenários, com parcerias e oportunidades de sinergia, com tecnologia e novos modelos de contrato”, disse Luiza.

No painel seguinte, a economista do IPTC, Raquel Serini, o Presidente do SETCESP, Adriano Depentor, o Assessor Técnico da NTC, Lauro Valdívia e o Diretor B2B e Aviação da Raízen, André Brossel, responderam as principais dúvidas em relação aos temas apresentados até então, ampliando o debate sobre os impactos do diesel nos custos.

Com informações Setcesp

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