Notícias do Dia

Exame toxicológico prorrogado

0

Prorrogada a realização do exame toxicológico periódico

Foi publicada ontem a Deliberação Contran nº 222/21, que prorroga a data máxima de realização do exame toxicológico periódico para motoristas habilitados nas categorias C, D ou E.

A norma é válida para aqueles que expediram a CNH desde maio de 2016 e já deveriam ter realizado o exame toxicológico periódico. Vale lembrar que este tipo de exame precisa ser feito a cada 2 anos e 6 meses após a obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Inicialmente, o prazo concedido para regularização do exame toxicológico periódico foi de 30 dias, a contar de 12 de abril 2021, pela Resolução nº 843/21, o que se mostrou insuficiente para atendimento da demanda, resultando na publicação desta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Foi estabelecido um escalonamento que vai de junho a dezembro deste ano, conforme a data de vencimento da CNH. A fiscalização terá início no dia subsequente ao estabelecido na tabela (abaixo), para fins de aplicação da infração do artigo 165-B do CTB.

Os prazos acima referem-se à regularização do exame periódico, de quem deveria ter feito e ainda não o fez, para fins de configuração da infração do caput do artigo 165-B.

O cronograma de realização deverá ser aplicado independentemente de a validade da CNH ter sido ou não prorrogada por conta da pandemia.

O mesmo exame toxicológico periódico pode ser utilizado também para fins de renovação da CNH em até 90 dias após a data da coleta da amostra. Após este prazo, terá que fazer novo exame.

Por este motivo, quem possui CNH com vencimento ainda neste ano, terá que, eventualmente, realizar dois exames, um para regularização do periódico e, se transcorridos mais de 90 dias, outro para a renovação.

Em relação à infração do parágrafo único do artigo 165-B, aquela que é caracterizada no momento da renovação da categoria C, D ou E, somente serão aplicadas as penalidades para os documentos de habilitação vencidos a partir de 12 de outubro de 2023.

Com informações Setcesp

BA com novas pistas

Previous article

LMV da Iveco: pronto para a guerra!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *