Notícias do Dia

Meio cheio, meio vazio

0

Levantamento do Setcesp mostra as expectativas para 2020

O levantamento encomendado pelo SETCESP ao IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) traçou um diagnóstico opinativo de representantes das empresas sobre como a economia se comportou no ano que passou, e quais as perspectivas para esse que se inicia.

As opiniões sobre o desempenho do setor de transporte rodoviário de cargas no ano de 2019 ficaram bem divididas. A percepção de 39% dos participantes do estudo é que o ano ficou dentro do esperado para o setor, no entanto, quase que a mesma parcela, 38%, classificou o ano como pior do que aquilo que esperava. Mas 23% o considerou muito melhor do que aquilo que imaginava.

O IPTC coletou informações das empresas de transporte pertencentes a base territorial do SETCESP, que responderam a um questionário online estruturado com 26 perguntas objetivas.

“É uma pesquisa bastante completa que abrange uma diversidade de temas do setor, e se torna muito útil para traçar ações efetivas em cima de uma análise profunda”, aponta Fernando Zingler, diretor executivo do IPTC.

As empresas entrevistadas somam quase 15 mil postos de serviços. Dessas, 54% mostram o desejo por ampliar o número de funcionários em 2020, e para isso devem investir uma parcela de 3,36% do seu faturamento em novas contratações.

O cenário para 2020 é bastante estável para a maior parte dos entrevistados. No geral as empresas acreditam que o valor do frete se manterá regular, e pouco mais de 1/3 dos participantes da pesquisa acreditam em um cenário positivo, no qual o valor do frete deve melhorar.

Falando sobre investimentos, a maioria das empresas pretende empregar capital em tecnologia, a intenção é reservar uma média de 3,97% do faturamento para isso.

Além das tecnologias, a maior parte das transportadoras também apresenta interesse em renovar a frota em 2020. No total, 64% responderam que pretendem investir até 10,55% de seu faturamento em novos veículos. Todos participantes que tem uma frota acima de 10 anos demonstraram essa vontade.

Imprensa Setcesp

Scania R500: Sim! Cumpre o que promete!

Previous article

Nutella aqui não!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *