Notícias do Dia

O aço que otimiza o transporte!

0

ENDUR 300®, solução inovadora em aço inox da Aperam, otimiza o transporte de cargas no Brasil

O consumo de aço inoxidável no Brasil, ainda pequeno, tem grande potencial de crescimento, seguindo a tendência mundial. Após a diminuição da produção em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a indústria se recuperou e opera em um cenário favorável, com abastecimento normalizado e aumento da demanda. Um dos segmentos mais promissores para aplicação do inox tem sido o de transporte de cargas, dentro dos mercados de construção civil, mineração e agronegócio. Com robustos investimentos em P&D, a Aperam South America tem oferecido soluções inovadoras para substituir o aço carbono comum por produtos que trazem um enorme avanço em eficiência e sustentabilidade para esses mercados. Sua inovação de maior destaque, nesse contexto, é o ENDUR 300®, primeiro aço inoxidável de alta resistência do mundo, que completou dois anos de lançamento propiciando altos ganhos de eficiência a um custo atrativo.

O ENDUR 300® foi criado pelas equipes de Desenvolvimento e Centro de Pesquisas da Aperam em sua planta industrial em Timóteo, no Vale do Aço (MG), e lançado ao mercado em 2019, na Exposibram, uma das maiores feiras de mineração da América Latina. Feito com liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, tem excelente desempenho como matéria-prima para equipamentos e estruturas que sofrem deterioração devido à umidade. Desde o seu lançamento, sua eficiência tem sido comprovada em diversos segmentos, especialmente os de vagões ferroviários de carga e caçambas basculantes de caminhões. A sua alta resistência à corrosão elimina o desperdício de carga, que antes era causado por furos, e sua aplicação reduz o peso das caçambas e facilita a limpeza e a manutenção.

“Nosso material apresenta um ganho de vida útil de no mínimo três vezes em relação aos  aços convencionais. Na prática, significa dizer que uma caçamba feita com aço comum tem vida útil entre cinco e dez anos, podendo necessitar de reparos já no primeiro ano de vida. Nosso produto oferece três vezes mais durabilidade, tornando-se altamente sustentável do ponto de vista econômico e ambiental para as empresas transportadoras de granéis sólidos, que vão ter de gastar menos com paradas e manutenções dos equipamentos”, pontua o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo S. Porto.

Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, Roberto Guida, o aço inox de alta resistência da empresa é especialmente indicado na fabricação de caçambas usadas no transporte de minérios e grãos com umidade; lamas e lodos diversos; esterco animal; resíduos sólidos urbanos (lixo); areia e brita molhados. “Observamos também que a superfície mais lisa do inox proporciona um melhor deslizamento das cargas, além, é claro, de um aspecto superficial melhor e mais higiênico”, diz.

Adequações em Sorocaba (SP)

Previous article

Test drive “de lei”!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *