Destaque

O concreto é pesado…o Atego é leve

0

Caminhão Mercedes-Benz Atego 2730 é a betoneira mais leve e compacta do mercado

O compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os sotaques” segue resultando em soluções diferenciadas para as demandas mais específicas dos clientes. Este é o caso de uma nova versão 8×4 do Atego 2730 para o setor da construção civil, caminhão com um eixo a mais em relação ao modelo 6×4 de série. Em uma parceria inédita com a Supermix, a marca desenvolveu a betoneira mais leve e compacta do mercado, oferecendo capacidade para 8 m³ de concreto.

Esse Atego 2730 8×4 é identificado como “tara leve”, graças à redução de peso do caminhão. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.

Mesmo com a introdução do 2º eixo dianteiro autodirecional, implementado pela empresa KLL, foi mantido o entreeixos original de 3.600 mm, a menor distância do mercado para uma aplicação como essa. Este é um importante detalhe que contribui para a redução de peso e manutenção da excelente manobrabilidade nos canteiros de obra.

“O CTT (Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz) e os nossos parceiros da Supermix alcançaram um resultado fantástico. Esse Atego 2730 8×4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8×4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. A meta era difícil, mas o meu time de produto encarou o desafio e chegou a um produto que, acima de tudo, assegura o alto nível de qualidade, robustez e resistência dos produtos da nossa marca. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto”.

Mesmo com o 4º eixo, o comprimento total desse Atego 8×4 customizado está mantido nos 7.596 mm da versão 6×4. Isso facilita as manobras para o motorista em locais estreitos e nos pisos irregulares dos canteiros de obra, agilizando também a circulação no tráfego urbano, especialmente em vias congestionadas e ladeiras. “Dessa forma, o condutor da betoneira opera um 8×4 com a sensação de um 6×4, uma vez que o comprimento total é o mesmo. Essa é uma grande vantagem do nosso caminhão, porque nesse segmento os motoristas apreciam muito a manobrabilidade”, diz Leoncini.

Quando der, partiu viajar

Previous article

Me vê uma Strada aí!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque