Destaque

O quase “linha amarela” da Scania!

0

Scania lança caminhão vocacional 10×4 com a maior capacidade de carga para a mineração e a construção pesada

De olho na estabilidade e sonhando com um crescimento do mercado de mineração, a Scania não perdeu tempo e apresenta ao mercado seu novo veículo de configuração 10×4, o único da indústria nacional.

De acordo com a marca, o Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida (até 55 t), com Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores, custo total de operação (TCO) muito mais competitivo, além de maior versatilidade na atividade, o que se traduz em aumento de produtividade. Todos os componentes, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania.

“A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “A linha vocacional off-road XT estreou com a Nova Geração, em 2018. Seu amplo portfólio é sucesso absoluto na redução do custo operacional do cliente. Chegou a hora de lançar o produto de maior capacidade de carga do mercado e que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela.”

Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10×4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada (que compõe as grandes obras de infraestrutura: hidrelétricas, por exemplo).

“Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, conta Munhoz. “Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos.”

Vocacional para revolucionar o mercado

O Scania G 540 10×4 chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4 (um dos mais vendidos da marca). O G 540 10×4 salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8×4 para até 55 toneladas, aumentando consideravelmente sua produtividade. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para insuperáveis 69 t. “Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 t de PBT. A Scania está inovando o mercado mais uma vez e vai superar as expectativas dos clientes”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil. “Ainda em comparação aos 8×4 competidores, o Scania 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.”

Para tracionar este super-caminhão sob a cabine se encontra o estado da arte em motorização, com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. O propulsor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior.

#Partiu Uruguai

Previous article

Retomando…retomando…

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque