Notícias do Dia

Olhas aí dicas para seu VUC

0

Veículos urbanos de carga: manutenção preventiva do sistema de freio contribui para segurança

O veículo urbano de carga, mais conhecido como VUC, é um caminhão de porte pequeno utilizado principalmente em grandes centros urbanos, devido às restrições de frotas de grande porte. Os VUCs são opções estratégicas que facilitam o processo de entrega devido sua agilidade e tamanho, que favorecem na circulação, estacionamento e descarregamento dentro da cidade.

Reforçar a segurança do condutor e do veículo nunca é demais, é por isso que a Cobreq, marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, recomenda que motoristas e frotas façam a revisão dos caminhões, em especial no sistema de freio, item essencial para garantir proteção na pista. “É fundamental que a manutenção do veículo aconteça periodicamente para checar a funcionalidade do mesmo e se todas as peças e sistemas estão em bom estado. Não é somente a quebra de uma peça que pode ser prejudicial, o desgaste natural dos componentes também pode provocar graves acidentes, sendo assim, todo o sistema de freios incluindo pastilhas, sapatas e fluído devem ser revisados”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.

Pastilha

As pastilhas de freio são responsáveis por parar o movimento de rotação das rodas do veículo. É importante verificar se elas estão gastas ou com ruído durante a revisão.

Sapata

As sapatas compõem o sistema de freio a tambor, elas recebem a força dos cilindros de roda e a utiliza para comprimir as lonas de freio contra o tambor, gerando atrito e desacelerando as rodas.

Fluido de freio

Também é importante checar o nível do fluido de freio, se ele estiver abaixo do indicado pode indicar o desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. “É importante que essa revisão seja feita em uma mecânica de confiança, o fluido de freio por exemplo não deve ser completado, se ele estiver próximo do nível mínimo, é necessária inspeção no sistema de freio. Importante realizar a substituição do fluido no tempo recomendado pelo fabricante do veículo”, afirma.

Primeiros com certeza!

Previous article

O reinado nos semileves é da Mercedes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *