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Olho grande no hidrogênio

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Daimler Truck AG e Linde desenvolvem tecnologia de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões

A Daimler Truck AG e a Linde, empresa global de gases industriais e engenharia, assinaram um contrato para desenvolver em conjunto a próxima geração da tecnologia de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões com propulsão por células de combustível. Com essa parceria, elas visam tornar o processo de reabastecimento de hidrogênio tão fácil e prático quanto possível.

Juntas, as empresas vão se concentrar em um novo processo para lidar com hidrogênio líquido (hidrogênio líquido “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”). Essa abordagem inovadora permite que o abastecimento seja feito com maior densidade, maior autonomia, mais rápido e com maior eficiência energética. O novo processo vai usar níveis de pressão mais altos do que a do ambiente e controle de temperatura especial, evitando os chamados efeitos de fervura e “retorno do gás” (gás do tanque do veículo que retorna ao posto de abastecimento) durante o reabastecimento e não exigirá uma complexa comunicação de dados entre o posto de gasolina e o caminhão durante o reabastecimento. Em geral, a tecnologia permite conceitos mais simples de posto de abastecimento. A densidade melhorada para o armazenamento de energia é devida ao nível de pressão mais alto que o do ambiente, e aumenta a massa de hidrogênio no tanque.

As empresas planejam fazer o primeiro reabastecimento de um veículo protótipo em um posto piloto na Alemanha, em 2023. A Daimler Truck AG e a Linde estão planejando alto nível de transparência e abertura em torno das interfaces relevantes das tecnologias desenvolvidas em parceria. Ao permitir que o maior número de empresas possível venha a desenvolver suas próprias tecnologias de reabastecimento e veículos que apliquem o novo padrão de hidrogênio líquido, um mercado de massa global deverá ser estabelecido para o novo processo.

Sven Ennerst, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG para Desenvolvimento e Compras da Região da China: “Nós, da Daimler Truck AG, buscamos implementar nossa visão de transportes livres de emissões de CO2 no futuro. A célula de combustível à base de hidrogênio é uma tecnologia chave, de importância estratégica, neste contexto. Mediante nossa colaboração com a Linde, que entra como especialista em tecnologia de reabastecimento de hidrogênio, queremos aumentar a viabilidade e a aceitação na indústria de caminhões com células de combustível com base no hidrogênio. O novo processo pode aumentar ainda mais as inúmeras vantagens que o hidrogênio líquido oferece”.

“Como pioneiros em tecnologias de reabastecimento de hidrogênio e um dos maiores players no mercado de hidrogênio, temos o prazer de contribuir para o avanço da economia do hidrogênio com este importante marco”, disse David Burns, chefe da área de Hidrogênio Limpo da Linde. “Junto com a Daimler Truck AG, líder da indústria de veículos comerciais, esperamos que o uso de caminhões pesados movidos a hidrogênio venha a ser uma realidade em um futuro muito próximo.”

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