Reportagens Especiais

Pesadões…pesadões…ões!

0

Volvo e Scania são as marcas mais procuradas no setor de pesados

O mercado de caminhões bateu a marca dos 100 mil veículos em 2019. Tradicionalmente puxado pelo agronegócio, o segmento dos pesados sempre foi o que mais vendeu veículos no setor.

E também tradicionalmente duas marcas suecas sempre estiveram no topo das vendas. Volvo e Scania mandam no segmento e querem se manter, pois parece que em 2020 um candidato de peso esta aí: o novo Actros da Mercedes-Benz promete deixar essa briga mais acirrada.

Mas, fiquemos com 2019. Listamos para vocês os três “caras” que mandaram no segmento no ano passado:

1º lugar: Volvo FH 540

Esse sueco foi o rei das vendas em 2019, com 7.219 unidades emplacadas. Há quem diga que se precise mudar a cabine dos FH, que há anos é a mesma. Se for levar em consideração a nova geração da Scania e o novo Actros, sim, ele pede um ar mais jovial. Mas verdade que este veículo tem tudo de mais moderno e tecnológico que o mercado já oferece.

 Destaques do pacote de segurança como o I-see e também o I-save, que ajuda na economia de combustível. O “bichão” aí é alimentado por um motor 13 litros de seis cilindros, com potencia de 540 cavalos com torque de 265 mkgf.

Seu principal desafio é combater o segundo colocado, o R450 da Scania, que teve dois meses há menos de vendas devido as entregas dos caminhões da nova geração da Scania.

2º lugar: Scania R 450

O novo “queridinho” do mercado registrou 5.348 emplacamentos ano passado. Até poderia ser mais se tivesse a seu favor os 12 meses de vendas no ano, algo que não aconteceu pois começou a ser entregue no final de fevereiro início de março.

A favor conta a novidade por ser ainda um caminhão “novo”, que consegue aliar um belo design a uma tecnologia embarcada que está fazendo a diferença. Mudanças na cabine, design e na motorização o deixam 12% mais econômico que a geração anterior. Por isso está ganhando muitas vendas tanto de transportadores como autônomos.

É puxado por um propulsor de 13 litros com seis cilindros, potencia de 450 cavalos e 240 mkgf de torque. Sua expectativa é se tornar o cavalo mais vendido do Brasil e manter a hegemonia da Scania, que já fez isso com o saudoso T113 e o R440 da antiga geração.

3º lugar: Volvo FH 460

Por isso que as vezes a Volvo não quer saber de mudar o FH, já que o time está ganhando. O FH 460 está em terceiro lugar do ranking, com 4.788 unidades vendidas. Segurança e tecnologia, ele não muda e não perde em nada para o primeiro lugar, o irmão com 540 cavalos.

O que vai diferenciar é a aplicação e claro, a potência menor, já que utiliza um motor 13 litros com 460 cavalos com o mesmo seis cilindros e torque de 235 mkgf. Sua maior preocupação é perder a terceira colocação para o novo Actros, que pode ser uma surpresa no final deste ano. A briga promete ser boa e pode ser que esta mesma matéria no ano que vem traga diferentes resultados. A se esperar.

Parceiros de tomada

Previous article

Fiscalizou geral!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *