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E a Rodofort ressuscitou a Guerra!!

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Rodofort e Guerra passarão a atuar juntas no mercado Pesado

A Rodofort passará a operar de forma conjunta com a Guerra, após o leilão da massa falida ser vencido pela pela LIH, empresa que integra o grupo I.Riedi, com forte presença no agronegócio. “Essa aquisição responde a nossa estratégia de expansão no mercado de implementos rodoviários que no momento atual tem forte demanda por produtos”, diz Alves Pereira, diretor-geral da Rodofort, e completa: “as duas marcas vão atuar de forma complementar no segmento Pesado”.

Para retomar a produção na fábrica da Guerra, localizada em Caxias do Sul (RS), o grupo deve investir aproximadamente R$ 10 milhões, além dos R$ 90 milhões oferecidos no lance vendedor do leilão. O valor inclui desde a manutenção das máquinas até a aquisição de matéria-prima e contratação e treinamento de pessoal. A Guerra deve estrear no mercado ainda este ano distribuindo seus produtos no último trimestre de 2021.

A produção deverá seguir a mesma forma de atuação da Rodofort, ou seja, produtos de linha mas com espaço para customização. “Nossa engenharia tem capacidade para entregar ao cliente um produto adequado a sua necessidade específica desenvolvido a partir da linha de produtos”, explica Alves que completa: “dessa forma conseguimos atender o transportador em sua real necessidade de trabalho”.

O objetivo do grupo com a aquisição da Guerra é recoloca-la no mercado operando de forma complementar à Rodofort, com sede em Sumaré (SP). A fábrica em Caxias do Sul será responsável pelos produtos Pesados nas linhas basculante, tanque e granel. Já a unidade industrial em Sumaré fabricará os modelos sider, baú, porta-conteiner e florestal, todos também do segmento de Pesados.

A rede de distribuição da Rodofort deverá ser expandida. Atualmente são 18 empresas parceiras mas com a chegada da marca Guerra o objetivo é ampliar a base. A projeção é atingir a marca de 30 representantes, entre distribuidores e pontos de assistência técnica.

As exportações, segundo o executivo da Rodofort, entraram em pauta. Com mais capacidade de produção as duas marcas vão buscar clientes no mercado externo. Os primeiros alvos são os transportadores que operam na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Crescimento gradual. Os planos para a volta da Guerra seguem a mesma estratégia adotada com a Rodofort. “Vamos recolocar a marca no mercado de forma gradual”, diz Alves. A Rodofort foi adquirida pelo grupo em 2018 e naquele ano produziu 110 unidades. Em 2019, os negócios seguiram crescendo e o total de emplacamentos passou para 654 produtos. No ano passado, a Rodofort encerrou o exercício entregando aos seus clientes 1.350 implementos rodoviários da linha Pesada. Para 2021 a expectativa é distribuir ao mercado interno 2.100 unidades. Já os planos para a Guerra são de fabricação de aproximadamente 250 implementos rodoviários. No total, o grupo projeta para este ano a entrega ao mercado de 2.350 implementos rodoviários das duas marcas.

Na base industrial de Caxias do Sul já estão previstas contratações mas o volume inicial de funcionários ainda não está definido. “Teremos um processo de produção mais enxuto e eficiente para fazer a fábrica ser bastante competitiva”, garante o executivo. Ele acredita que em cinco anos poderá ter 1 mil funcionários em Caxias do Sul. Atualmente, a Rodofort emprega 317 pessoas em Sumaré. “Quando o grupo adquiriu a Rodofort eram somente 12 funcionários”, recorda o executivo.

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