Notícias do Dia

Setcepar: 78 anos de história!

0

SETCEPAR completa 78 anos de representatividade

Ao completar 78 anos de atividades, o SETCEPAR se consolida como a maior entidade do segmento paranaense e a segunda mais importante no cenário nacional.

Sua fundação em 1943 em uma pequena sala no Edifício Asa, localizado no Centro de Curitiba, teve como finalidade trabalhar na defesa dos interesses dos empresários que atuavam no segmento. Da mínima estrutura da época, hoje a entidade representa 12 mil empresas sediadas em 265 cidades do Paraná.

Mas o SETCEPAR não se tornou apenas um sindicato patronal voltado a oferecer serviços aos associados. “Nessas quase oito décadas de atuação, a entidade transformou-se em instrumento de desenvolvimento, capacitação e eficiência em transporte de carga, proporcionando voz e vez a todos aqueles envolvidos no setor, além de contribuir para o crescimento econômico e social do país”, destaca o presidente, Marcos Egídio Battistella.

De acordo com ele, o SETCEPAR alterou seu sistema de trabalho ao longo dos anos visando a se aproximar mais dos associados e a provê-los de todo o suporte necessário à gestão do negócio. “A entidade se cercou de profissionais habilitados para oferecer assessoria jurídica, trabalhista, tributária, ferramentas de qualificação de mão de obra como cursos e treinamentos diferenciados, para o enfrentamento de problemas e desafios comuns ao setor”, relata.

O foco tem sido, e com mais força nos últimos anos, a qualificação dos colaboradores que atuam nas empresas associadas. “Acreditamos que os recursos humanos são a força motriz do crescimento, aperfeiçoamento do setor de logística do Paraná. Uma mão de obra capacitada e treinada contribui para a redução de custos, aumenta a segurança nas estradas e atende com mais qualidade os clientes”, ressalta o presidente.

Battistella destaca que a qualificação da mão de obra, principalmente, dos motoristas, também gira em torno das novas tecnologias embarcadas nos veículos. “É necessário orientar e treinar os profissionais para que utilizem as ferramentas tecnológicas disponíveis nos caminhões e, assim, usufruírem os benefícios para prestar um serviço de qualidade e eficiência aos clientes e revertê-los em menos custos e mais segurança”, assegura. Assim, “desenvolveremos a competência das pessoas para gerar transporte com eficiência”, frisa.

Uma das batalhas enfrentadas pelo setor é em relação à questão rodoviária. “Há a necessidade de investimentos em infraestrutura para que o segmento possa oferecer serviço de qualidade e com segurança”, observa. De acordo com Battistella, quando se fala em transporte de carga e, pensa-se apenas nas estradas. “Não podemos deixar de tratar aqui na mobilidade urbano, como fica a logística dentro das cidades”, indaga. Sobre isso, ele informa que o SETCEPAR está, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, estudando projetos que possam contribuir para melhorar a mobilidade do transporte de carga nas vias urbanas.

A mais importante do agro!

Previous article

Revitalização entregue!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *