Notícias do Dia

Startups em bom momento

0

Logtechs: startups logísticas crescem durante a pandemia

Na contramão de outros setores econômicos, o mercado de tecnologia segue ‘a todo vapor’, mesmo durante a pandemia, e registra crescimento significativo. É o caso das startups nacionais, que receberam valores recordes de investimentos somente no primeiro trimestre deste ano: no total de R$ 11 bilhões – mais que o triplo dos aportes registrados no mesmo período de 2020, de R$ 3 bilhões.

As informações apontam para um aumento ainda mais considerável quando levado em conta o comparativo com o ano anterior inteiro: apenas o montante aplicado de janeiro a março de 2021 representa mais da metade dos R$ 19,9 bilhões investidos em todo o ano passado, ou seja, é 54% maior. Os números são do levantamento “Inside Venture Capital”, desenvolvido pela Distrito Dataminer, unidade de dados da plataforma de inovação aberta chamada Distritoe.

O mesmo cenário positivo se percebe quando avaliado somente o desempenho das startups logísticas, as chamadas logtechs, que também registraram uma alta expressiva no volume de negócios durante o primeiro ano de pandemia. É o caso da Pegaki, startup que conecta o e-commerce ao varejo físico para a coleta e a retirada de mercadorias. Fundada há quatro anos, a empresa vem conquistando espaço no mercado e alcançando patamares cada vez mais altos, principalmente neste momento em que o comércio eletrônico de produtos atingiu níveis nunca vistos antes e a demanda por entregas subiu meteoricamente.

É o que diz o cofundador da marca, João Cristofolini. “Durante os últimos quatro anos, aumentamos bastante nossa rede, captamos importantes investimentos e expandimos nosso portfólio de soluções – como no ano passado, em que lançamos o Drop Off Point, que permite que o cliente vá até pontos de envio mais próximos possíveis de sua casa, sem a necessidade de ir a uma agência de correios. Mas, foi em 2020 que obtivemos nossa maior alta: este foi um ano recorde para nós, em que crescemos mais de 50 vezes. Saímos, literalmente, de cerca de 20 mil entregas por mês, antes da crise sanitária, para quase 1 milhão no ano passado”, afirma.

Expansão que continuou em 2021. “No começo deste ano, anunciamos nossa fusão com a Intelipost (empresa de tecnologia logística para e-commerce), com um plano bem agressivo de crescimento, com o qual pretendemos atingir altas ainda maiores – não apenas no número de pacotes movimentados, mas também no de pontos de coleta e retirada espalhados pelo Brasil. A ideia é ir dos atuais 1.500 pontos para 20 mil ao redor do país em até três anos, tanto no serviço de Pick Up, que consiste em pontos de coleta, quanto no de Drop Off e no de Logística Reversa”, acrescenta.

Outra startup que obteve bons resultados na pandemia foi a curitibana LogComex, especializada em soluções de inteligência para o segmento de comércio exterior, que dobrou de tamanho no período. “Acompanhando o crescimento do mercado de tecnologia, muito acelerado por este momento que estamos enfrentando, tivemos até que aumentar nosso quadro de colaboradores, saindo de uma média de 60 profissionais em 2020 para cerca de 130 atualmente. Outra vantagem que obtivemos foi o fato do home office ter dado oportunidades para encontrarmos talentos, inclusive, de outros estados e regiões do Brasil”, ressalta o diretor de operações da empresa, criada em 2016, Carlos Souza.

Crescimento à vista!

Previous article

Minis: brincadeira de criança?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *