Destaque

Tecnologia + investimento= vidas salvas!

0

Viação Iapó investe em ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança

Cresce no Brasil o interesse de transportadores rodoviários de passageiros pela nova geração de tecnologias de segurança ativa da Volvo, líder mundial nessa área. A paranaense Viação Iapó é mais uma a investir em veículos com dispositivos que ajudam a evitar acidentes. São três ônibus Volvo: dois B420R 6×2 e um B450R 8×2, equipados com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca. 

“Somos vanguarda em segurança e temos a melhor oferta nas mais modernas tecnologias”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. “Esta é a primeira vez que investimos em dispositivos tão avançados, que nos ajudarão a melhorar ainda mais nossa operação. Nosso negócio é transportar pessoas, em viagens com conforto e segurança”, explica Marcelo Jorge Fadel, diretor-presidente da Viação Iapó.

Encarroçados pela Comil, os novos ônibus da Viação Iapó serão utilizados nas viagens de turismo e fretamento. Eles têm muitos recursos. A começar pelo “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, tecnologia dotada de um radar e uma câmera para monitorar veículos e obstáculos à frente. O motorista recebe aviso sonoro e visual caso a distância esteja diminuindo. Se não reduzir a velocidade, o dispositivo faz uma pré-frenagem total automática de emergência, em caso de acidente iminente.

Os modelos possuem também o “Aviso de Mudança de Faixa”, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas. Além de emitir sinais sonoro e visual no display do painel, o sistema faz vibrar o assento do motorista.

Outros recursos são o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (uma barra vermelha de luzes de Led projetada no para-brisa avisa o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo); “Piloto Automático Adaptativo” (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura); e “Assento Vibratório” (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca).

Uma revolução nas rodovias do país?

Previous article

Orientação bem-vinda

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque