Notícias do Dia

Tora de olho na expansão!

0

Tora investe em parcerias para expandir atuação no mercado de contêineres e logística multimodal

Seguindo um processo de diversificação de negócios, a Tora tem buscado novas parcerias para expandir a atuação na logística integrada de contêineres e na multimodalidade. Para crescer nesse segmento, a empresa está investindo cerca de R$ 30 milhões para a ampliação de estruturas, implantação de novas filiais e aquisição de máquinas. Esse setor está em pleno desenvolvimento: de acordo com levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 160 milhões de toneladas de cargas foram transportadas por cabotagem de janeiro a outubro de 2020 no país.

Uma das estratégias da Tora para a expansão foi a inauguração, no fim do ano passado, de uma filial no porto do Pecém, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Para este ano, a meta é triplicar a quantidade de contêineres transportados no local. “Já atuávamos na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco e agora entramos em mais um estado do Nordeste, com ótimas perspectivas de crescimento”, afirma o diretor comercial da Tora, Márcio Medina. 

O trabalho da Tora consiste em complementar, pelo modal rodoviário, os serviços realizados pelas empresas de cabotagem e ferrovia. Nesse cenário, cabe à Tora coletar contêineres vazios, transportar até o cliente, fazer o carregamento e retornar para o porto. “Estamos cada vez mais trabalhando para atender as demandas de novos modais de transporte, o que nos consolida como um operador multimodal (OTM)”, declara Medina. Ele conta que, para isso, a Tora tem feito parcerias com empresas de cabotagem, navegação e ferrovias.

Um dos parceiros é a Log-In Logística Intermodal —empresa que opera navegação de cabotagem, movimentação portuária e soluções logísticas customizadas—, com a qual a Tora já opera a cabotagem de contêineres nos portos de Santos e Salvador desde o início do ano passado e agora no porto do Pecém. “Nossa estratégia é oferecer aos clientes uma solução porta a porta: além da navegação de cabotagem, também dependemos do modal rodoviário para fazer a coleta no remetente e a entrega da carga ao destinatário. A Tora presta um serviço que preza pela segurança, pela excelência no atendimento, respeito ao cliente e está sempre antenada às novas tecnologias, valores compartilhados também por nossa empresa. Sem dúvida, é uma parceria que tem potencial para ser ampliada nacionalmente”, afirma Felipe Gurgel, diretor de Atendimento da Log-in.

Segundo ele, a Log-In atende os principais portos ao longo da costa brasileira e possui clientes que demandam a operação por cabotagem. “Esse é um modal promissor, uma vez que o país possui mais de 8 mil quilômetros de costa navegável. É também mais sustentável, pois possibilita uma redução significativa nas emissões de gás carbônico no transporte por caminhões a longas distâncias, e mais seguro, em função dos trechos rodoviários serem mais curtos. Por isso, precisamos promover a utilização de modais mais adequados a cada logística demandada pelo cliente. Em distâncias mais longas, que ficam próximas ao litoral, por exemplo, o transporte marítimo de cargas entre portos nacionais pode ser mais eficiente”, acrescenta Gurgel.

Uma fábrica “verde”

Previous article

Ô Actros?? Agora é pra valer hein?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *