Destaque

Um leque todo eletrificado!

0

Volvo está pronta para eletrificar boa parte do transporte de mercadorias na Europa

Com o início das vendas de três novos modelos de caminhões pesados elétricos na Europa ainda este ano, a Volvo Trucks acredita que este é o momento certo para um rápido aumento na eletrificação do transporte rodoviário pesado.

Essa perspectiva positiva baseia-se na capacidade dos caminhões elétricos da marca em atender a uma ampla variedade de necessidades de transporte. Na União Europeia, quase metade de todos os fretes poderiam ser eletrificados num futuro próximo. Grandes embarcadores estão, cada vez mais, demonstrando forte interesse em veículos elétricos. Isso está sendo impulsionado por metas climáticas ambiciosas, bem como pela demanda dos consumidores por descarbonização e transportes mais limpos. “Cada vez mais os transportadores estão percebendo que precisam iniciar sua jornada de eletrificação agora, tanto por questões ambientais quanto por razões competitivas, visando satisfazer as necessidades de seus clientes por transporte sustentável. Com nossa oferta ampla, é totalmente viável que empresas de transporte sigam nessa jornada”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Linha completa

Com o início das vendas das novas versões elétricas do Volvo FH e Volvo FM, o transporte eletrificado passa a ser possível não só em áreas urbanas, mas também no tráfego regional de médias distâncias, entre cidades. Além disso, a nova versão elétrica do Volvo FMX viabiliza operações mais silenciosas e limpas no setor de construção.

A produção dos novos modelos elétricos para a Europa começará no segundo semestre de 2022. Eles se juntarão aos Volvo FL Electric e Volvo FE Electric, modelos já produzidos em série desde 2019 para transporte urbano. Na América do Norte, as vendas do Volvo VNR Electric começaram em dezembro de 2020.

Agora a Volvo Trucks passa a comercializar uma linha de seis modelos elétricos, entre médios e pesados. É a marca com a linha de caminhões elétricos mais completa do mercado.

Abrangência na Europa

Com o acréscimo de versões com mais capacidade de carga, trens de força mais potentes e autonomia de até 300 km, a atual linha de caminhões elétricos da Volvo Trucks pode atender cerca de 45% da demanda de transporte de mercadorias da Europa*. Isso possibilita uma contribuição importante para a redução do impacto climático dos transportes rodoviários que, segundo estatísticas oficiais, representam cerca de 6% das emissões totais de CO2 na União Europeia.

“Há um enorme potencial para eletrificar os transportes por caminhões na Europa. E também em outras partes do mundo, em um futuro muito próximo”, diz Roger Alm. “Para provar isso, estabelecemos a ambiciosa meta de que os caminhões elétricos representarão metade das nossas vendas na Europa até 2030. Os novos caminhões pesados elétricos que estamos lançando agora são um passo gigante para atingir esse objetivo”, assegura.

Dados técnicos

– Volvo FH, FM e FMX Electric: Autonomia de até 300 km. Potência contínua de 490 kW. Torque máximo de 2400 Nm. Capacidade da bateria até 540 kWh. Peso Bruto Total (PBTC) 44 toneladas.

– Volvo FE Electric: Autonomia de até 200 km. Potência contínua 330 kW. Torque máximo de até 850 Nm. Capacidade da bateria até 264 kWh. Peso Bruto Total (PBT)  27 toneladas.

– Volvo FL Electric: Autonomia de até 300 km. Potência contínua de 165 kW. Torque máximo de até 425 Nm. Capacidade da bateria até 396 kWh. Peso Bruto Total (PBT)  16 toneladas.

E o S-Way foi direto para a Fórmula 1!

Previous article

E o novo XF caiu nas graças do mercado!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque