Destaque

Um V8 ainda mais de “responsa”

0
Scania 770 S V8 6x4 Highline Bulk Transport

Scania apresenta nova geração do consagrado V8 e lança o 770S, o mais potente do globo

Uma nova geração do famoso motor V8 da Scania foi apresentado no Reino Unido. E para não deixar barato, a montadora sueca também apresentou a nova versão da família S, 770S, ficando com o caminhão mais potente do mundo.

Os novos motores V8 da Scania não só oferecem um nível recorde de potência, mas também melhoram amplamente a eficiência de combustível. A economia total pode chegar a seis por cento – ou até mais – nas condições certas, quando a nova caixa de câmbio G33 é incluída no trem de força. A economia de combustível dessa magnitude faz uma grande diferença, é claro, tanto a longo prazo para o clima quanto aqui e agora para o transportador.

“Ao mudarmos para transportes livres de fósseis, todos nós devemos fazer tudo para melhorar nossas soluções atuais”, disse Alexander Vlaskamp, ​​vice-presidente executivo, chefe de vendas e marketing. “Você não pode deixar sua casa pegar fogo simplesmente porque uma nova está em construção. A transição deve ser perfeita ”.

A economia de combustível é o resultado de um amplo ajuste e desenvolvimento pelos engenheiros da Scania, envolvendo tecnologias na vanguarda do desenvolvimento de motores de combustão interna. Entre eles, e fornecidos por mais de 70 novas peças, estão o atrito interno reduzido, taxas de compressão mais altas, sistemas de pós-tratamento aprimorados e um novo e poderoso sistema de gerenciamento do motor (EMS).

Embora os transportes eletrificados do futuro estejam no topo da agenda, o mundo ainda depende dos transportes realizados com caminhões movidos por motores de combustão interna – e é por isso que os novos e potentes motores V8 da Scania desempenham um papel tão importante.

“Um caminhão típico de longa distância na Europa percorre cerca de 150.000 quilômetros por ano”, diz Vlaskamp. “Uma economia razoável em mercados onde combinações mais longas e pesadas são permitidas pode ser de até 3.000–4.000 litros anuais para um caminhão com nosso novo V8 – uma grande conquista em todos os aspectos”.

O mais espetacular e de certo interesse na nova geração V8 é a versão topo de linha de 770 cv e 3700 Nm – provavelmente o motor de caminhão mais potente e construído de fábrica em produção atualmente. Onde e quando todo esse poder é pedido?

“É claro que isso não é para todos, mas vemos uma demanda crescente por caminhões capazes de lidar com GTWs de 60 toneladas ou mais, especialmente para combinações de estrada”, diz Vlaskamp. “A maneira mais rápida de aumentar a eficiência do transporte é com combinações de caminhões mais longos e mais pesados. O combustível adicionado para um veículo mais pesado é compensado pela maior capacidade de carga útil. O cálculo de CO2 por tonelada é favorável e, além disso, há a oportunidade de operar seu caminhão Scania V8 com biocombustíveis renováveis ​​”.

É natural que caminhões com motores V8 da Scania sejam altamente procurados em países onde GTWs maiores são permitidos – particularmente nos países nórdicos. Mas também países como Itália e Espanha (e certos mercados fora da Europa) gostam de V8s, devido ao terreno montanhoso com muitas estradas íngremes e desafiadoras.

Strada “diferenciada”

Previous article

“Busões” também são 4.0 na Mercedes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque