Destaque

Velocidade sustentável na Copa Truck

0

Copa Truck volta às pistas com estreia de caminhão sustentável inédito

Demorou mas até que enfim a sustentabilidade também está chegando às corridas de caminhões no Brasil. E a equipe AJ5 Trucks Eco Sports, do piloto Adalberto Jardim, vai correr com caminhão remanufaturado e levanta a bandeira da sustentabilidade e da logística reversa. Os motores vão rugir neste fim de semana em Cascavel, no Paraná, com a primeira etapa da temporada 2020 da Copa Truck. Adiado por causa da pandemia de Covid-19, a categoria de competição de caminhões abre sua temporada este ano com uma corrida cheia de protocolos de distanciamento social e a largada vai acontecer sem público, com transmissão pela TV, no canal por assinatura SporTV.

Caminhão “verde”

A novidade este ano é a estreia da Equipe AJ5 Trucks Eco Sports REMAN BRASIL, do experiente piloto Adalberto Jardim, que traz para as pistas da competição o conceito da sustentabilidade e da logística reversa. “Nosso caminhão não é verde só na cor. Ele traz o conceito da remanufatura e do reaproveitamento de peças e componentes, pois acreditamos que a reutilização dessas partes ajuda a preservar o meio ambiente e a divulgar a ideia de logística reversa e sustentabilidade. Apostamos neste conceito e levaremos isso para as pistas a partir da etapa de Cascavel, no Paraná”, diz o piloto e criador do conceito.

O caminhão da REMAN BRASIL tem motor Mercedes-Benz 457 Reman de 12 litros e seis cilindros em linha, com bloco, virabrequim, cabeçotes, bielas, unidades de injeção, bomba de combustível e de pressão de óleo e acessórios todos usados, depois de passar pelos procedimentos de retífica. Os pistões e camisas, bronzinas, anéis e juntas são novos. Além disso, o caminhão traz carenagem toda feita em fibra de vidro e fibra de bambu. A embreagem é remanufaturada, assim como os freios e o tanque de combustível, que é feito de alumínio reciclado. “O diferencial e o câmbio de seis marchas também são usados e foram remanufaturados pela nossa equipe. A pintura, verde, foi feita com tinta à base de água e o caminhão foi pintado pelo pessoal da Autoneg.

“Já que estamos vivendo um ‘novo normal’, vamos a Cascavel neste final de semana como a primeira equipe da Copa Truck competindo com o tema meio ambiente e sustentabilidade, com foco na logística reversa. Nosso caminhão foi todo construído em cima deste conceito, tirando do meio ambiente peças usadas e descartadas e trazendo para o público a ideia de acabar com o preconceito de usar peças reutilizadas, desde que sejam remanufaturadas e retificadas com qualidade e responsabilidade”, concluir Adalberto Jardim.

Ivecos em Pilsen

Previous article

Que peso hein Actros?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque