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Volvo tem novos pesados e quer manter o FH no topo!

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Volvo lança no Brasil nova geração da família F

Pronto! Para quem viu o nascimento da nova geração da Scania, o novo Actros, as novas cabines dos DAF XF e CF, a introdução do Meteor, as mudanças nos Iveco e aguardava ansioso há tempos por mudanças nos FH, a espera acabou. A montadora sueca acaba de fazer o lançamento da nova família F no Brasil.

A partir de outubro, os concessionários da marca serão os responsáveis por venderem os novos FH, FMX e o FM, este último estreando no país para cumprir o que o Alcides Cavalcante, diretor executivo, comenta “ao ser destinado para aplicações mais curtas e médias ou o chamado just in time. Um veículo que chega para agregar e muito para o segmento”.

Falando dos novos brutos, eles trazem de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que garantem um consumo de combustível até 5% menor. O FM e o FMX têm cabines totalmente novas.

Linha FM chega para agregar junto ao irmão maior FH

“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Conectividade

A família F vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. O sistema já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

Outro avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

FMX ainda mais “parrudo” para o offroad

Painel digital

Todos os veículos ganharam um painel digital de 12 polegadas, totalmente digital, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções.

Outra inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da mão e visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.

Segurança aprimorada

No rei do mercado brasileiro, Volvo FH conta a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.

De série eles trazem o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

Câmeras auxiliares

A nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando uma visão de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

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