Com versatilidade para diversas demandas de transporte de pessoas e cargas, as vans da Mercedes-Benz apresentam uma história de sucesso que começou há 125 anos com a estreia do veículo Benz delivery. Este modelo foi a primeira van motorizada do mundo com motor de combustão interna e marcou o início de uma nova era para a marca.
Benz delivery para um mercado francês entusiasmado
O “Benz delivery vehicle” foi mencionado pela primeira vez em um catálogo da Benz & Cie, em maio de 1896. O novo conceito de um veículo motorizado patenteado de design superior para a entrega de mercadorias, com motor de 5 cv, despertou imediatamente um interesse considerável. No entanto, não foram os clientes da Alemanha os mais interessados neste design pioneiro. Em vez disso, o primeiro modelo documentado foi entregue à loja de departamentos parisiense “Du Bon Marché”. Até a página do catálogo da van de entrega é ilustrada com uma representação desse veículo, juntamente com a publicidade do estabelecimento.
O fato de o primeiro cliente da van ter vindo da França se encaixa na maneira como o mercado automotivo se desenvolvia na época. Embora o novo meio de mobilidade tenha sido inventado na Alemanha em 1886 – por Carl Benz e Gottlieb Daimler, de forma bastante independente, foi na França e na Grã-Bretanha que a inovação foi inicialmente mais bem recebida.
Entregas de mercadorias urbanas com 5 cv
A van delivery era movida por um motor monocilíndrico montado horizontalmente com uma cilindrada de 2,9 litros e uma potência de 3,7 kW (5 cv). Um total de três relações de transmissão trouxe a potência do motor para a estrada: primeiro as polias escalonadas, a seguir a engrenagem planetária e finalmente o contra eixo. A partir disso, duas correntes conduziam às rodas dentadas nas rodas traseiras. A embreagem era operada por meio do engate e desengate das correias. Com essa combinação de motor e sistema de transmissão, o caminhão de entrega atingiu 15 km/h com carga máxima e superou inclinações de até dez por cento.
O preço de venda do veículo foi de 4.500 marcos. Um terço deste montante teve de ser pago em dinheiro no momento da encomenda e o resto da quantia ficou para quando o veículo foi entregue em Mannheim. Não se sabe quantos clientes naquela época optaram por comprar esta inovadora van de entrega, além da loja de departamentos de Paris.
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