Zocar? É quase tudo Volvo!
Zocar amplia sua frota de modelos Volvo para operar no setor de mineração

E a Volvo está “bombando” no Grupo Zocar. Tradicional cliente da montadora sueca, a empresa acaba de adquirir 123 unidades do VM 32 toneladas 330cv 6×4, 25 do FMX 500cv 8×4 e duas do FH 540cv 6×4. Em 2020, a Zocar já havia comprado 120 VMs 32 toneladas.

Os veículos estão sendo entregues em lotes e se juntarão à frota de cerca de 850 caminhões da Zocar Rio, 70% deles da marca Volvo. A empresa possui também 450 máquinas amarelas. Os caminhões serão colocados para trabalhar em operações de mineração nos estados de Minas Gerais, Pará e São Paulo, principalmente nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira (MG), Parauapebas (PA) e Cajati (SP).

Dos 123 VMs, 100 unidades irão para o transporte de minério, equipados com caçambas. Eles serão responsáveis por levar as rochas do site de mineração até a parte industrial, onde é feita a britagem. Parte deles ainda participará das obras de esvaziamento das áreas de rejeitos em Brumadinho (MG), para encerrar o uso da barragem rompida em 2019 e reincorporar a estrutura ao meio ambiente. Os 23 VMs restantes rodarão com implementos pipa, para apoio em tarefas de mineração.

Em 2020, empresa já tinha comprado 120 modelos VM

Os FMX também serão utilizados na movimentação de minério. Já os dois FHs serão implementados com pranchas, para ajudar na logística da operação, transportando máquinas entre as diferentes frentes de trabalho. Todos os caminhões adquiridos terão planos de manutenção da Volvo e estão equipados com a renomada caixa de câmbio I-Shift. Parte dos veículos foi financiada pela Volvo Financial Services, a divisão financeira da Volvo.

“Decidimos mais uma vez renovar e ampliar a frota com a Volvo”, afirma Marcelo Amaral, gerente geral da Zocar Rio. Ele destaca que a robustez, a durabilidade do trem de força, o acabamento e o conforto internos da cabine e a grande disponibilidade de peças são os principais fatores que levaram a empresa a optar pela marca. “É um grande negócio com um importante operador logístico brasileiro, que tem longa tradição no setor, sempre com foco na qualidade e na produtividade. A Zocar Rio é um antigo parceiro”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Tradição em locações

A mineração concentra as maiores demandas da Zocar Rio, com cerca de 70% das locações. É um dos setores que mais cresce na economia nacional. O faturamento da indústria brasileira de mineração atingiu R$ 149 bilhões no primeiro semestre de 2021, quase 100% mais que o resultado do mesmo período do ano anterior (R$ 75 bilhões), segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Campeão sendo campeão!

Campeão sendo campeão!

Exatos 300 Mercedes-Benz OF 1721 renovam a frota de ônibus urbanos em Belém do Pará

Enfim uma subida!

Enfim uma subida!

Vendas totais de pneus caem 8,1% no primeiro bimestre. Vendas para o setor de cargas aumentam 4.7%

+ categorias