Se tem uma coisa onde a Volvo Ônibus é forte fale em exportações. Há anos a balança de vendas da montadora tem na sua maioria as vendas para o mercado externo, que sempre “seguram a onda” para equilibrar em relação a vender no Brasil. Em 2021, foram 812 ônibus para a América Latina ou 66% das vendas.
E agora, na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021/2022, mais uma vez a Volvo será uma das principais fornecedoras de veículos para a capital do Chile. Serão 472 ônibus convencionais e 92 articulados, que correspondem a 87% da nova frota Euro 6 licitada da cidade.
Nesta semana houve a adjudicação da concessão do uso de vias das seis unidades de serviço da capital. Considerada um divisor de águas no segmento, a licitação da Red Metropolitana de Movilidad, como é chamado o sistema de ônibus de Santiago, separa provedores de frota e operadores de frota, num redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte.
Os veículos Volvo serão operados pela RedBus, uma das empresas concessionárias que já compõem a Red Metropolitana de Movilidad, e pela Metropol, tradicional operador argentino que está incursionando internacionalmente neste processo no Chile. “Temos longa experiência em Santiago, com participação desde o início do sistema da cidade. Há anos os ônibus Volvo contribuem para melhorar a mobilidade urbana na capital chilena, oferecendo conforto e segurança aos passageiros”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
“A Volvo tem um compromisso permanente no desenvolvimento urbano de Santiago, com contribuições efetivas em qualidade, segurança e conforto em nossos ônibus, tanto para passageiros quanto para motoristas. Estamos confiantes que a chegada desses novos veículos será mais uma contribuição importante para todos os atores do transporte público de Santiago”, complementa Jorge Masias, presidente da Volvo Chile.
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