Coleta com recorde!
Lwart atinge marca histórica no volume de coleta de óleo lubrificante usado e contaminado

A Lwart Soluções Ambientais trabalha há anos junto a entidades do setor para ampliar a conscientização dos geradores para a correta destinação. A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer fins por se tratar de um resíduo perigoso Classe I de acordo com a NBR-1004.

“Apesar dos mais de 560 milhões de litros de óleo lubrificante usado ou contaminado que são coletados adequadamente, estima-se, baseado em um benchmark mundial, que um volume próximo de 200 milhões de litros é destinado de forma inadequada e não passa pelo processo legal de rerrefino no Brasil. Uma fatia significativa deste volume coletado no País vem da indústria automotiva”, destaca Aylla Kipper, gerente de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e vice-presidente da AMBIOLUC.

Série histórica

A Lwart Soluções Ambientais, segue como a empresa de maior participação no mercado nacional de coleta de OLUC, também com a maior abrangência no território brasileiro. Em 2021, superou sua marca histórica de coleta registrada em 2014, realizando a logística reversa de 184 milhões de litros coletados. Para se ter ideia do volume coletado, ele supera quase 4 vezes o volume da segunda empresa com maior participação na coleta.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2021 foram coletados 567 milhões de litros de OLUC no Brasil, dos quais 32,45% desse montante coletados pela Lwart.

De acordo com Marcelo Murad, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, essa marca histórica é o resultado de investimento e de todo trabalho desenvolvido pela companhia na expansão de bases, frotas, tecnologia e preparação das equipes para aprimorar o atendimento aos clientes e as ações voltadas para a educação ambiental. “Nosso papel como empresa, em complemento às políticas regulatórias, é aplicar agenda positiva e contínua de educação ambiental para os geradores, esclarecendo quanto ao correto armazenamento, manuseio e destinação do OLUC”, comenta Murad.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Volare Fly 10 é 100!

Volare Fly 10 é 100!

Alexandre Turismo amplia frota para 100 veículos e celebra com Volare Fly 10

Agora é para valer!

Agora é para valer!

Mercedes-Benz eActros 600  começam os testes de campo em empresas da Alemanha

+ categorias