Ram 3500: um coice com requinte!
Nova Ram 3500 chega para elevar nível da marca e do segmento

Desde que a primeira Ram 2500 foi importada oficialmente para o Brasil, em 2005, nunca houve uma picape superior a ela no mercado. Em abril de 2021 a marca Ram começou as entregas do seu segundo produto, a 1500 Rebel, e agora, menos de um ano depois, está chegando a Nova Ram 3500, para representar não apenas o novo topo da marca, mas de todo o segmento de picapes.

A novidade já está nas 55 concessionárias da Ram para entregar doses ainda maiores dos quatro pilares da marca: força, capacidade, luxo e tecnologia. A 3500 é o primeiro modelo da Ram a ser lançado em duas versões bem destacadas, a Laramie – que inclui ainda a opção Night Edition – e a Limited Longhorn, configuração inédita no país que carrega o máximo de sofisticação dentro da marca.

Mais força

O coração da Ram 3500 é o icônico motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros em uma versão ainda mais forte. Com seis cilindros em linha, essa verdadeira usina de força despeja 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil (são 12 cv a mais do que na Ram 2500). Ainda mais impressionante é o torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 65 Nm ao da Ram 2500). Diferentemente da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

Mais capacidade

A Nova Ram 3500 tem números inigualáveis quando se fala em carga e reboque. E o responsável não é somente o motor Cummins e toda sua força. Há outros fatores determinantes, como o chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, resultando em muita aptidão para o trabalho pesado, honrando a categoria Heavy Duty da qual faz parte, mas sem renunciar ao conforto de rodagem de uma picape premium.

Dessa forma, a 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. Muito à frente de qualquer outra picape vendida no Brasil, até mesmo a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.

Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, de longe a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.

Luxo

“Quase” nada de luxo e tecnologia: RAM 3500 abusa do bom e do melhor

A Nova Ram 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca e é muito fácil e rápido perceber isso. Basta abrir a porta, subir no estribo elétrico retrátil de série (também na Laramie Night Edition) e entrar na cabine. Imediatamente se está cercado de materiais nobres como couro Natura Plus e madeira legítima por todos os lados.

Numa elegante combinação de marrom Cattle Tan e preto, o couro tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies: parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.

Por sua vez, a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. O material empresta ainda mais exclusividade à Ram 3500, pois cada picape tem detalhes diferentes, devido às próprias características da madeira. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.

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