Daimler Truck: objetivo cumprido!
Daimler Truck aumenta vendas, faturamento e lucro líquido. Meta foi atingida em 2021

A Daimler Truck Holding AG (Daimler Truck) manteve com sucesso seu foco na melhoria da lucratividade geral em 2021. Com sua estratégia de manter um estrito controle dos custos fixos, a empresa atingiu seus objetivos financeiros para 2021, apesar de significativas dificuldades com a cadeia de suprimentos. A Daimler Truck foi beneficiada por uma recuperação econômica generalizada nos mais importantes mercados de venda de veículos comerciais no ano financeiro de 2021 e aumentou significativamente o número de unidades vendidas, faturamento e lucro líquido. Com 455.400 unidades, 20% mais caminhões e ônibus foram vendidos em todo o mundo em 2021 em comparação ao nível do ano anterior (378.300 unidades). A empresa foi favorecida pela recuperação de seus mercados mais importantes, especialmente no primeiro semestre de 2021. Apesar da demanda permanecer forte nos principais mercados durante o segundo semestre, dificuldades de fornecimento reduziram a produção e limitaram o crescimento no volume, especialmente de veículos pesados na América do Norte e na Europa.

Impulsionado pelo significativo crescimento geral do volume de unidades vendidas, o faturamento da empresa aumentou para 39,8 bilhões de euros em 2021 (10% a mais em comparação com o ano anterior: 36,0 bilhão de euros). Fortalecidas por um ambiente de alta demanda e impulsionadas por todos os segmentos, as encomendas da Daimler Truck para 2021 nos negócios industriais chegaram a 590.000 unidades, um aumento de 37% sobre o ano anterior (430.500 unidades). Ainda mais importante, 2021 também mostrou um desenvolvimento favorável nos ganhos e Retorno sobre as Vendas (ROS) impulsionados por fortes vendas, aperfeiçoamento na precificação líquida e medidas de redução de custos.

O faturamento EBIT ajustado (antes dos juros e impostos) aumentou significativamente para 2,552 bilhões de euros (657 milhões de euros no ano anterior). O Retorno sobre as Vendas (ROS) ajustado em 2021 foi de 6,1%, com um aumento de 1,9% sobre o ROS do ano anterior. O Fluxo de Caixa Livre dos Negócios Industriais atingiu 1,556 bilhão de euros no ano (em 2020 esse valor foi de 1,781 bilhão de euros). De forma geral, a Daimler Truck atingiu os objetivos de redução de custos e aumento de margens. Simultaneamente, a Empresa enfrentou contratempos causados pelas restrições na cadeia de suprimentos que afetaram o lucrativo portfólio de caminhões na América do Norte e Europa.

Previsão em 2022

No momento, a Daimler Truck acredita que as condições econômicas em nossos mercados mais importantes continuarão a se normalizar e que a pandemia da COVID-19 e a guerra na Ucrânia não terão impacto negativo no desenvolvimento geral do mercado. Apesar da forte demanda, restrições na indústria de semicondutores e dificuldades correntes de suprimento continuarão afetando as vendas, principalmente durante o primeiro semestre. Em relação às duas principais regiões, América do Norte e Europa, a direção da empresa acredita que o mercado norte-americano ficará entre 255 mil e 295 mil unidades, enquanto o mercado europeu atingirá entre 240 mil e 280 mil. Em seus negócios industriais, a Daimler Truck espera um aumento no número de unidades vendidas em 2022 para algo entre 500 mil e 520 mil. A empresa aguarda por um significativo aumento em seu faturamento no nível do grupo para um intervalo entre 45,5 e 47,5 bilhões de euros. Em relação ao EBIT ajustado, a Daimler Truck também espera um aumento expressivo. Em relação ao Retorno sobre as Vendas (ROS) ajustado para os Negócios Industriais, a Daimler Truck estima que fique entre 7% e 9%.

“Nessas semanas dramáticas, nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e esperamos que esta guerra termine em breve. Logo no início do conflito, decidimos suspender totalmente nossos negócios na Rússia até outra determinação. Ao mesmo tempo, estamos apoiando organizações de caridade em seus esforços de ajuda à Ucrânia, assim como numerosas iniciativas individuais de nossos empregados, aos quais eu gostaria de expressar minha gratidão”, afirmou Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

A Daimler Truck acredita que a suas cadeias de suprimento não serão afetadas pela guerra de forma significativa. As despesas pontuais ocasionadas pela descontinuação dos negócios na Rússia serão consideradas separadamente do resultado do primeiro trimestre. Os efeitos operacionais previsíveis, como a paralização dos negócios na Rússia, assim como os maiores custos atuais das matérias-primas e energia estão incluídos nas previsões para 2022.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ dessa categoria
+ categorias