Um campo a toda prova!
Volvo investe na expansão e modernização do campo de provas em Curitiba (PR)

Para deixar o FH, o FM, VM, os chassis de ônibus cada vez mais nos “cascos”, a Volvo acaba de expandir e modernizar o seu campo de provas de caminhões e ônibus na América Latina. Localizada no mesmo terreno da fábrica de Curitiba (PR), é a mais moderna instalação do gênero da Volvo fora da Europa. “Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes”, declara Rafael Barreto, diretor de engenharia de testes da Volvo na América Latina.

A área total tem cerca de 87 mil m². O campo conta com sete diferentes pistas para testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto e certificação de ruído. “Os testes realizados neste novo campo de provas reproduzem todas as condições encontradas nas estradas do Brasil e de toda a América Latina”, diz Barreto. A última etapa, relacionada às pistas de dinâmica veicular e rampas de teste, foi concluída no começo deste mês.

No complexo, os engenheiros e técnicos da Volvo usam métodos de testes que vêm sendo constantemente desenvolvidos e aprimorados para acompanhar a evolução do mercado e as aplicações dos caminhões. “Isso se traduz em veículos mais robustos, avançados e com melhor performance para os transportadores em todo o mundo”, explica o executivo. Ele lembra que ter uma infraestrutura de testes tão completa oferece agilidade no desenvolvimento e na adequação dos veículos, respondendo rapidamente às crescentes necessidades dos operadores de transporte.

Laboratório a céu aberto

O campo é um verdadeiro laboratório para o desenvolvimento de veículos pesados. Ele está posicionado a poucos metros dos escritórios de engenharia da Volvo no Brasil, facilitando o trabalho dos engenheiros brasileiros e do exterior, garantindo flexibilidade para os novos projetos de caminhões desenvolvidos no Brasil, em conjunto com os especialistas de outros países. O complexo também permite sinergia com as demais áreas de negócio do Grupo Volvo, bem como a redução de emissões de gases, uma vez que os testes são concentrados, otimizados, e realizados dentro da própria fábrica.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Locação é o negócio!

Locação é o negócio!

Cabral & Sousa vê resultados e contrata mais 20 Transit por assinatura do Ford Go Frotas

Entregas finalizadas!

Entregas finalizadas!

Marcopolo finaliza a entrega de 174 ônibus para a Grupo Viação Garcia/Brasil Sul

Valores atualizados!

Valores atualizados!

ANTT atualiza valores sobre os pagamentos de tempo adicional de carga e descarga no TRC

+ categorias