Um pouco de lado a venda de veículos e muito junto com a solidariedade em momentos difíceis. Assim a Mercedes-Benz do Brasil e ONGs parceiras estão comemorando o primeiro ano do projeto #UnindoForças, que contempla a atividade de 8 carretas puxadas por caminhões e 2 ônibus como Unidades Móveis de Saúde, e que divulgamos aqui na Rede do Transporte no decorrer dos últimos meses. Esta ação conta com o engajamento de várias entidades e empresas num grande compromisso para levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de localidades distantes e à população em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.
Nesse primeiro ano de intensas ações e atividades, a iniciativa acumula resultados expressivos. São mais de 374.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 171.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas 69.000 vacinas da Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a 60 cidades de várias regiões do país. No total, as 8 carretas e os 2 ônibus já rodaram mais de 30.000 km.
![](https://rededotransporte.com.br/wp-content/uploads/2022/04/mb-unidade-vacinacao-caminhao.jpg)
“O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados como Unidades Móveis de Saúde reforçam a diversidade de ações comunitárias da Mercedes-Benz do Brasil”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão de pessoas atendidas em três anos”.
De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto antes, durante e pós-pandemia mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que promovem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Achim Puchert.
“O projeto tem tudo a ver, portanto, com o pilar responsabilidade social dos princípios ESG que estamos praticando, cada vez mais, na empresa. Isso vai além do nosso corebusiness de produzir caminhões e ônibus e de desenvolver serviços. A Mercedes-Benz segue firme no propósito de mover o mundo. Por isso, reforça sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida. Assim, garantimos qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.
Iniciativa de colaboradores
“O projeto #UnindoForças é um case de sucesso que nos traz muita satisfação por ser fruto de uma iniciativa de colaboradores da própria Empresa”, afirma Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas da iniciativa. “O pontapé inicial foi dado por um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse projeto é uma de suas brilhantes ideias”.
Maurício Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e também apoiador do projeto, conta que esse grupo gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”.
0 comentários