Olho na sustentabilidade!
DHL Supply Chain instala painel solar em caminhões refrigerados para indústria da saúde

Inovação e sustentabilidade são dois aspectos centrais da estratégia da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, que estão juntos em um projeto na área de transportes. Para reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases na movimentação de carga, a companhia instalou placas solares superfinas em 16 caminhões refrigerados da Polar, transportadora pertencente ao grupo especializada em cadeia fria para indústria da saúde.

De fácil instalação e operação, a tecnologia inovadora pode proporcionar uma redução de cerca de 5% no consumo de combustível (que é mais elevado dado ao sistema de refrigeração) e de 4 toneladas de gases por caminhão, ao ano. Com os bons resultados, a companhia estuda levar o sistema para grande parte da frota da Polar, atualmente com cerca de 350 veículos, e, em um segundo momento, uma parte da malha da própria DHL Supply Chain.

“Neste projeto, temos o ‘casamento’ da necessidade de reduzir custos e emissões com uma tecnologia economicamente viável e que se adaptou bem a realidade brasileira. A DHL tem a meta de zerar suas emissões até 2050 e para isso estamos utilizando diversas soluções. Este sistema, especialmente, é muito versátil, pode ser instalado pela nossa própria equipe e demanda pouca manutenção, nos auxiliando a manter nossa eficiência”, afirma Marcos Cerqueira, vice-presidente de Saúde da DHL Supply Chain.

O sistema se conecta diretamente ao motor e à bateria auxiliando na alimentação de ambos. A placa é tão fina (3 mm), que seu peso não influi no conjunto, bastando ser fixada no teto do baú após limpeza. Para o motorista, não há procedimentos adicionais — a manutenção é feita na base –, não afetando a produtividade do motorista e do time de manutenção. O equipamento possui ainda monitoramento inteligente de desempenho, cujas informações podem ser acessadas remotamente via aplicativo móbile ou descarregadas na base. Por enquanto, a DHL Supply Chain tem instalado uma placa por veículo, mas existe a possibilidade da instalação de mais.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ dessa categoria
Rodovias 5 estrelas!

Rodovias 5 estrelas!

DNIT avança na classificação de rodovias federais pela metodologia IRAP

+ categorias