Digitalização barateia passagens de ônibus!
Preço médio de passagens de ônibus cai até 60% no Brasil com novos concorrentes digitais

A inovação e a digitalização do mercado de viagens rodoviárias têm gerado efeitos positivos no bolso de quem usa ônibus para viajar pelo Brasil. Dados da CheckMyBus, plataforma de pesquisa de passagens de ônibus presente em 80 países, mostram que as passagens ficaram até 61% mais baratas nos últimos dois anos.

O levantamento inédito analisou as rotas entre as capitais mais buscadas no site do metabuscador de viagens de ônibus, comparando os anos completos de 2019 com 2021. São elas: Belo Horizonte (MG) – São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) – São Paulo (SP), Curitiba (PR) – São Paulo (SP), Brasília (DF) – Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) – São Paulo (SP) e Brasília (DF) – São Paulo (SP).

A conclusão é de que os valores médios das passagens nessas linhas tiveram uma redução que varia de 38% (entre a capital federal e São Paulo) até 61% de queda, na linha que liga BH à capital paulista.

A grande redução dos níveis de preços praticados nas rotas entre as principais capitais brasileiras surpreendeu a CheckMyBus. A avaliação é que isso se deve à entrada de novas empresas no mercado rodoviário, e também à mudança no comportamento dos passageiros, que têm agora acesso às ofertas e novas opções de transporte rodoviário graças à tecnologia.

“Nossa pesquisa tinha como objetivo justamente mostrar como a concorrência trazida por novos modelos de negócios e plataformas digitais tem mudado o mercado rodoviário brasileiro. Conseguimos provar, com números, que esse movimento produz efeitos substanciais”, afirma Abel Bessa, country manager no Brasil da CheckMyBus, empresa alemã presente no Brasil desde 2016.

Uma das plataformas que vem promovendo essa revolução no mercado é a Buser. Ao conectar viajantes a empresas de fretamento, a startup brasileira criou um novo modelo de serviço, conhecido como fretamento colaborativo. Fundada em 2017, a plataforma de intermediação de viagens de ônibus triplicou sua operação no ano passado, e espera movimento semelhante em 2022. Com mais de 6,5 milhões de clientes cadastrados, a Buser conta com fretadoras parceiras em todo o País, atendendo mais de 650 cidades.

“A tecnologia é um caminho sem volta, e a concorrência sempre será positiva. Quando decidimos lançar a Buser, uma viagem entre Rio e São Paulo não custava menos de R$ 120,00 num ônibus comum. Hoje é um trecho que sai por até R$ 50,00 na categoria semi-leito, em poltronas super confortáveis. O efeito da inovação agora pode ser sentido por todo o mercado. Ficamos felizes de contribuir com essa mudança positiva. A democratização sempre foi e sempre será a nossa missão” afirma Marcelo Abritta, CEO da Buser.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ dessa categoria
+ categorias