CD da ZF é referência!
Centro de Distribuição da ZF Aftermarket no Brasil se tornou um dos mais avançados e digitais do grupo no mundo

A ZF Aftermarket comemora cinco anos de atividades do seu CD – Centro de Distribuição, localizado em Itu, SP onde se concentram as atividades de logística de peças das marcas ZF, LEMFÖRDER, SACHS e TRW, destinadas às linhas leve e pesada, considerando ainda equipamentos fora de estrada. Neste período, o Centro de Distribuição passou por melhorias contínuas e recebeu investimentos em equipamentos automatizados e em digitalização de processos que elevaram a produtividade da operação em 34%, com aumento na agilidade de entrega de peças aos clientes e integração de dados com toda a cadeia, sendo um dos mais digitalizados de toda a ZF Aftermarket no mundo.

De acordo com Bruno Silva, Gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket, trata-se de uma das maiores operações do mercado de reposição no Brasil atualmente, pois reúne um dos maiores portfólios, com a movimentação mensal de cinco milhões de autopeças, além de ser o primeiro Centro de Distribuição integrado da empresa no mundo. Esse número não inclui o volume movimentado pela marca WABCO, também pertencente à ZF Aftermarket, cujo centro de distribuição de peças está instalado em Campinas, SP.

A operação em Itu recebeu em cinco anos inversões da ordem de 18 milhões de reais em equipamentos e processos. “As inúmeras otimizações e transformações digitais baseadas em Big Data, IoT – Inteligência Artificial e Machine Learning, vem trazendo cada vez mais eficiência à logística de peças da ZF Aftermarket na América do Sul”, explica.

Muitos dos equipamentos utilizados na operação são robotizados e permitem integração de dados. O armazém conta com cinco elevadores automáticos, que quadruplicam a velocidade de atendimento dos pedidos, aplicando o conceito de Picking by Light de coleta, por indicações de lasers.  Além disso, há máquinas de embalagens automatizadas, estas com o sistema Picking-by-Voice, método de separação de peças a partir de comandos de voz dos operadores, entre inúmeras outros avanços. 

Desde o final de 2021, além da evolução na produtividade da operação, a utilização das soluções digitais e de automação também permitiram à ZF Aftermarket retirar definitivamente de cena o uso do papel em suas operações logísticas, tornando-se 100% paperless. Isso significa uma redução estimada de 320 mil folhas de papel que deixarão de ser utilizadas por ano em Itu, contribuindo de forma direta para o meio ambiente e metas de sustentabilidade da ZF com a redução da emissão de CO2.

Os novos sistemas adotados otimizaram o trabalho de cada operador e dos coordenadores, que ganharam atividades mais estratégicas dentro do processo. Segundo Bruno Silva, “em cada uma das atividades desenvolvidas dentro do CD, há a utilização de recursos digitais, desde o recebimento, armazenamento, embalagem, separação até a expedição final para o cliente, o que mostra um alto índice de comprometimento da ZF com os processos de digitalização.  

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