Para facilitar a vida!
Na logística, Tmov e Maplink desenvolvem soluções para contornar cenário econômico desafiador

O aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços tem exigido, mais uma vez, que o mercado se reinvente. Nos setores logístico e de transporte, o combustível tem sido o fator mais preocupante: o ciclo de alta dos preços, iniciado em janeiro de 2021 pela Petrobras, segue atingindo novos recordes a cada mês.   

Ao mesmo tempo, o cenário desafiador tem estimulado empresas na busca pela inovação através do desenvolvimento de soluções em tecnologia para tentar baratear alguns custos das operações logísticas. Uma delas partiu da Tmov, o maior marketplace de cargas do agronegócio do Brasil, que criou um novo produto mirando em uma dor latente dos caminhoneiros, que sentem na pele os impactos da atual conjuntura. A Pedágio Fácil é uma tag de pagamentos automáticos que pode ser acoplada no para-brisa do caminhão e libera automaticamente a passagem de caminhoneiros e frotistas nos pedágios de todo o Brasil, otimizando tempo e dinheiro gastos nas viagens.

Jaques Rafael Motta, Head de Pagamentos da Tmov, explica que a empresa foi a campo e ouviu cerca de 500 caminhoneiros, dos quais mais da metade não usava nenhum modelo de tag até aquele momento. “É um público que realiza o pagamento em dinheiro ou com cartões de vale pedágio, o que atrasa a cadeia de entregas”, afirma. Em uma simulação da rota entre Cardoso-SP e Santos-SP, que possui 12 praças de pedágio, concluiu-se que, com a tag, a economia pode ser de até 1 hora e 12 minutos de viagem e, por extensão, ao evitar paradas, os motoristas conseguem reduzir o gasto com o diesel em cerca de R$ 168,00.  

Além disso, estudos indicam que, a cada praça de pedágio que deixa de parar para realizar o pagamento na forma tradicional, motoristas economizam cerca de 3 litros de diesel. Mas além disto, a Tag Tmov Pedágio Fácil possui outros benefícios, como a ausência de mensalidade, o estorno do valor não utilizado e, nos próximos dias está sendo liberada a possibilidade de contratação de rotas avulsas.

A tag Tmov Pedágio Fácil, que utiliza a tecnologia parceira da Greenpass, vem na esteira de outras iniciativas das quais a Tmov lançou mão para digitalizar a cadeia logística do transporte rodoviário de cargas, como o Tmov Pay, meio de pagamento próprio da empresa, e o Tmov Frotista, aplicativo desenvolvido especialmente para gestores de frota que desejam otimizar suas operações.  

Com soluções complementares, as empresas uniram forças em uma iniciativa que visa, simultaneamente, otimizar as operações, reduzir gastos desnecessários e contribuir para melhorar a qualidade do trabalho de um público altamente impactado pela inflação. Neste sentido, convergem para ressaltar a importância do investimento em logística, que tem na tecnologia um ponto de parada indispensável para manter as operações sem prejuízos e com uma margem de lucro diante das adversidades atuais – e, até mesmo, para um cenário de retomada econômica.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Cuidado na estrada!

Cuidado na estrada!

85% das vítimas fatais em acidentes são do sexo masculino nas rodovias da Arteris

É até hoje!

É até hoje!

LiquidaBus fecha ações do mês do consumidor com passagens pela metade do preço

Obras avançadas!

Obras avançadas!

Obras do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel) avançam na BR-163 em Mato Grosso

+ categorias