E tem caloteiro na praça!
Estudo da Fretebras revela que mais da metade dos caminhoneiros brasileiros já sofreu calote no pagamento do frete

Uma pesquisa feita com 1.500 caminhoneiros de todo o Brasil pela Fretebras revelou que mais da metade dos entrevistados (53,6%) já ficou sem receber o saldo do frete, mesmo após ter concluído a entrega da carga. A prática comum do mercado é das empresas adiantarem de 70% a 80% do valor do frete aos motoristas contratados e o restante, após a entrega. Porém, segundo o estudo, na maioria dos casos (47,8%) o calote no pagamento do saldo aconteceu mais de uma vez.  

Atenta a essa realidade desde o ano passado, a Fretebras decidiu incorporar à sua conta digital um novo serviço que tem como meta final eliminar os calotes do mercado. Este novo serviço foi lançado no segundo semestre de 2021 e foi batizado de “Saldo Garantido”. Com o benefício, a Fretebras afirmou ter recuperado mais de R$ 1,6 milhão para caminhoneiros de todo país. “A situação dos calotes sempre nos preocupou. Com o Saldo Garantido, fomos capazes de eliminar totalmente o risco de o motorista ficar sem receber”, explica Thiago Chueiri, diretor de fintech da Fretebras.

Segundo a Fretebras, o fato mais preocupante da pesquisa foi que 65% dos entrevistados não costumam adotar nenhum tipo de medida para evitar o calote no saldo do frete. Dentre aqueles que afirmam tomar alguma medida para se proteger, a mais comum é o registro das informações da negociação, o que não traz garantias efetivas. Apenas 20% afirmou assinar um contrato de trabalho.

“O Saldo Garantido é um direito do caminhoneiro que busca fretes na nossa plataforma e recebe o adiantamento por meio da nossa conta digital. Caso o calote aconteça, nós nos encarregamos de garantir que o motorista receba o que lhe é devido”, reitera Chueiri. O diretor explicou que a função não se trata de um empréstimo, mas sim uma garantia de recebimento que a Fretebras oferece ao motorista parceiro.

A pesquisa da Fretebras revelou ainda que os calotes são mais frequentes no Sudeste, já que 57% dos respondentes da região afirmaram terem sofrido com a falta de pagamentos. Em seguida, 56% dos entrevistados do Sul confirmaram que passaram pela mesma situação. As menores incidências foram registradas no Centro-Oeste e Norte, onde menos da metade dos motoristas foram vítimas do calote no saldo do frete. Ainda assim, os números do estudo revelam um cenário preocupante.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Para escola de VW!

Para escola de VW!

VW Caminhões e Ônibus entrega primeiros 120 ônibus ao Programa Caminho da Escola

Nova unidade!

Nova unidade!

Tracbel inaugura unidade em São Luis (MA). Local tem área construída de 2,5 mil m² e terreno de 25 mil m²

Campeão sendo campeão!

Campeão sendo campeão!

Exatos 300 Mercedes-Benz OF 1721 renovam a frota de ônibus urbanos em Belém do Pará

+ categorias