ZF ficando mais verde!
ZF fecha acordo com start-up sueca H2 Green Steel para fornecimento de aço “sustentável”

A ZF está trabalhando a todo vapor para reduzir ainda mais sua pegada de carbono. Uma das alavancas mais importantes para alcançar esse objetivo é a compra de materiais produzidos de forma sustentável, como o aço. O grupo de tecnologia acabou de concluir um acordo de fornecimento de longo prazo com a start-up sueca H2 Green Steel. A partir de 2025 até 2032, a empresa escandinava aumentará sua produção e fornecerá à ZF 250 mil toneladas de aço anualmente a partir de sua planta instalada no norte da Suécia. Isso representa 10% das atuais necessidades de aço da ZF, que deixará de emitir cerca de 475 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

A ZF processa direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões de toneladas de aço por ano em todo o mundo. Para ajudar a atingir suas metas de redução de CO2, a empresa celebrou um acordo com a H2 Green Steel. A start-up sueca foi lançada em 2021 com o objetivo de acelerar a descarbonização das indústrias pesadas, começando pela siderurgia por meio de novos processos e tecnologias de produção e utilizando hidrogênio verde.

O aço será produzido por meio de um processo de produção totalmente integrado, com digitalização de processos de ponta a ponta, eletricidade com fontes de energia renováveis e hidrogênio verde no lugar de carvão. Na siderurgia tradicional, a redução do minério de ferro é feita aquecendo-o junto com o carvão, utilizando uma reação química que separa o oxigênio do ferro, o que resulta na formação e emissão de CO2. No processo de produção da H2 Green Steel, o hidrogênio verde reage com o minério de ferro de forma semelhante ao carbono, resultando na extração de oxigênio. No entanto, em vez de criar CO2, o principal subproduto é a água.

“Com a introdução de processos de produção com baixa emissão de CO2 e produtos sustentáveis, a indústria siderúrgica está passando por uma profunda transformação. Empresas inovadoras com novos conceitos estão em alta. Estamos apoiando essa transformação por meio de nosso relacionamento de fornecimento de longo prazo com a H2 Green Steel”, diz Daniele Pontarollo, Head de Gestão de Materiais do Grupo ZF. A ZF também está em diálogo com outros fornecedores líderes do setor de aço verde para explorar oportunidades de fornecimento.

“Acreditamos que, trabalhando em estreita colaboração com fornecedores sustentáveis, podemos reduzir significativa e sustentavelmente as emissões. A cooperação com a H2 Green Steel é um excelente exemplo disso”, diz o Dr. Michael Karrer, responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança em todo o Grupo ZF.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ dessa categoria
BR-135/MG impulsionada!

BR-135/MG impulsionada!

Pavimentação de trecho da BR-135 permitirá integração regional no norte de Minas Gerais

NTU se posiciona!

NTU se posiciona!

NTU pede medidas efetivas de estabilização do preço do diesel para evitar aumento da tarifa ou redução do transporte público

+ categorias