Audita aí!
Com aumento na oferta de fretes , auditoria é solução para zerar erros de cálculo e realizar serviços mais precisos

A oferta de fretes de cargas, no Brasil, encerrou 2021 com um aumento de 37,6% quando comparado ao ano de 2020. O motivo, segundo a 6ª edição do “Relatório FreteBras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, é o avanço da digitalização em meio à pandemia da Covid-19, responsável por impactar de maneira positiva o segmento de transportes e logística como um todo. A tendência é que o setor cresça ainda mais, com direito a drones, caminhões autônomos, same day delivery, gestão inteligente e tecnologias para a segurança de dados.

Frente a essa realidade, e com clientes cada vez mais imediatistas visando agilidade, mas sem deixar de lado a eficiência, a qualidade e custos reduzidos, um assunto vem ganhando corpo nas empresas para garantir o equilíbrio dos custos no segmento logístico: reduzir erros humanos, bem como aumentar a lucratividade das vendas: trata-se da auditoria de fretes.

Tudo porque, de tempos em tempos, segundo o que consta em contrato, as transportadoras fazem o envio de pré-faturas para as empresas. Tais documentos são como um “espelho” da cobrança e servem para a autenticação da fatura que será enviada para posterior pagamento. O ideal é que a conferência desses espelhos seja feita à medida que eles vão sendo enviados, o que evita acúmulo de trabalho ou atrasos em contestações. E este é justamente o trabalho das auditorias de fretes.

Por ajudar os embarcadores, que são as pessoas (físicas ou jurídicas) responsáveis por contratar o frete terceirizado, a identificar as falhas de cobranças por parte das transportadoras, e em alguns casos até corrigir erros operacionais que podem causar prejuízos, tal tarefa, que tem seu ponto de atenção diretamente nos pagamentos, tem vários benefícios: checar duplicidades; se os serviços entregues estão em consonância com o que foi preliminarmente acertado em contrato; o cumprimento das tabelas e regras; o impedimento de cobranças erradas; e um controle assertivo e em tempo real do andamento de todo o trabalho.

Outra vantagem, como explica Alexandre Gonçalves Sousa, diretor de vendas e marketing da Everlog, especializada na gestão de fretes com foco na redução de custos com uso de Sistemas de Gerenciamento de Transportes (TMS), é o impedimento do pagamento indevido de tributos, bem como a perda de prazos, tendo, portanto, um maior nível de compliance fiscal.

Além disso, com a solução é possível ampliar a qualificação do transporte: “Com ela, o gestor passa a ter um controle sobre quais empresas têm melhor avaliação, elevando o nível de toda a sua cadeia logística”, informa.

Para Hessler Rossler, da área de logística da Aeroflex, referência nacional em aerossóis, a maior previsibilidade da conta de frete garantiu à empresa sistemas de informações concisos e integrados para o fluxo de caixa. Contando com os serviços de auditoria de fretes da Everlog, ele expõe como principal benefício para a eficiência da auditoria a eliminação da digitação manual dos dados dos conhecimentos e faturas recebidos nos sistemas dos embarcadores, visto que os processos manuais resultam em perda de tempo na conferência de dados e sujeitam o processo a erros e equívocos, além de prorrogarem de maneira desnecessária o prazo para pagamentos.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Mais desafios!

Mais desafios!

Setor de transportes se destaca no PIB em 2023, mas enfrenta desafios para o ano seguinte

Projetos aprovados!

Projetos aprovados!

Tribunal de Contas da União aprova projetos de concessão das rodovias BR-381/MG e BR-040/MG/GO

+ categorias