Na gíria do transporte!
"Transportês": o idioma do transporte coletivo de Sorocaba

Toda área profissional possui seu próprio vocabulário e na área de transporte não é diferente. Nas empresas BRT Sorocaba e Consor, o idioma mais falado é o “transportês”, uma linguagem particular e única que é usada por quem está no dia a dia do ônibus.

Seja nos terminais, nas estações, nos pontos de parada, na garagem ou dentro dos ônibus, o “transportês” é a língua-mãe que conecta todos os colaboradores e ajuda na comunicação diária durante a realização das atividades. O vocabulário é peculiar, mas quem trabalha no setor compreende perfeitamente.

Entre funcionários é comum ouvir que um colega é “padrão”, que no começo do trajeto “bate lata” ou que chegou o momento de “bater lavanca”. Aqueles que conseguem uma escala boa são chamados de “peixe”. Se for motorista novato é batizado de “calça branca”. E, todos os dias próximo ao meio-dia é “hora do galo de briga”. Por não serem expressões comuns para o público geral torna-se difícil de entender, mas dentro das empresas BRT e Consor, a comunicação flui muito bem.

Andréa Liupekevicius, Líder e Supervisora de Recursos Humanos, explica que as pessoas que estão entrando no mercado de transporte acham diferente, mas com o tempo se acostumam e no decorrer da convivência começam a falar também.

“Podemos dizer que o “transportês” é como aprender um novo idioma. No começo é estranho, mas conforme vai ouvindo as pessoas se comunicando, vai se acostumando. Nós, do RH, também aprendemos para poder compreender quando chegam algumas demandas. O aprendizado é constante e muito enriquecedor. Algumas expressões são bem curiosas”, explica.

Enquanto o setor de RH fica mais dedicado ao campo administrativo, nos trajetos e dentro dos ônibus, circula o Supervisor de Tráfego, Reginaldo Ribeiro, que também observa o desenvolvimento desse vocabulário no dia-a-dia e afirma que a linguagem do “transportês” é muito espontânea e tudo acontece de forma natural.

“Já estamos tão no automático que se mudar a forma de expressar de algumas palavras, acho que nem iremos compreender. Funcionamos e nos entendemos com esse dialeto, o trabalho é executado com a mesma qualidade, atenção e segurança”, complementa. 

Glossário

Bater lata: andar com ônibus vazio.

0800: passageiro gratuito.

Padrão: dirige articulados.

Peixe: tem a melhor escala.

Meia roda: motorista barbeiro.

Roda presa: motorista lerdo.

Pegou ar: o motorista ficou bravo.

Casca dura: motorista grosseiro.

Calça branca: motorista novato.

Camisa branca: fiscal.

Chefia: supervisor.

Bater lavanca: hora de trabalhar.

Passariando: motorista que anda com o ônibus em zigue-zague.

Encarroçado: quando o manobrista passa para o motorista.

40 janela: ônibus.

Hora do galo de briga: almoço.

QRX: refeição ou lanche.

Pelego: puxa saco.

QRU: namorada/esquema.

B.O: problema.

Treta: briga ou encrenca.

QTH: local.

QTR: hora exata.

QSL: entendido.

QTA: deixa quieto.

QTO: banheiro.

X9: quem entrega.

TKS: obrigado.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Mais desafios!

Mais desafios!

Setor de transportes se destaca no PIB em 2023, mas enfrenta desafios para o ano seguinte

Projetos aprovados!

Projetos aprovados!

Tribunal de Contas da União aprova projetos de concessão das rodovias BR-381/MG e BR-040/MG/GO

+ categorias